publicidade
Política

Haddad diz que o dia ‘amanheceu mais tenso’ com vitória de Trump

Ministro da Fazenda afirma que republicano fez declarações durante campanha que causam ‘apreensão’ no Brasil e ‘no mundo inteiro’

fernando haddad
Ministro Fernando Haddad disse que independente das eleições dos EUA, é preciso 'arrumar nossa casa primeiro' | Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o “dia amanheceu mais tenso no mundo”, com o fato de Donald Trump ter sido eleito presidente dos Estados Unidos. A fala foi feita em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira, 6. 

“Na campanha, foram ditas muitas coisas que causam apreensão não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, disse Haddad, sobre Trump. “Causam pressão nos mercados emergentes, nos países endividados, na Europa. O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Haddad disse existir uma diferença “entre o que foi dito e o que vai ser feito”, como já sido sido visto “no passado”, em relação ao primeiro mandato de Donald Trump, entre 2017 e 2021. 

“As coisas às vezes não se traduzem da maneira como foram anunciadas. E o discurso pós-vitória já é mais moderado do que o da campanha”, emendou o ministro.

O titular da Fazenda afirmou ser necessário “aguardar um pouquinho e cuidar da nossa casa”. “Cuidar do Brasil, cuidar das finanças, cuidar da economia para ser o menos afetado possível, qualquer que seja o cenário externo”, acrescentou.

Trump vence Kamala Harris

O republicano Donald Trump elegeu-se presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6. A vitória é um marco na história da política norte-americana, porque é a segunda vez que um ex-presidente volta à Casa Branca depois de perder uma reeleição — só Grover Cleveland, 22º presidente do país, tinha conseguido façanha.

A campanha de 2024 ficou marcada por ameaças contra Donald Trump. Em julho, por exemplo, o republicano sofreu uma tentativa de assassinato quando discursava para apoiadores. 

Na ocasião, um ex-militante democrata subiu no telhado de um prédio, perto de onde Trump discursava, e atirou contra o republicano. Mirou a cabeça, acertou a orelha e acabou morto pelo Serviço Secreto. Apenas dois meses depois, outro indivíduo tentou assassinar Trump em um clube de golfe. Não conseguiu.

14 comentários
  1. Leonardo Silva Bouças
    Leonardo Silva Bouças

    Gente, no é melhor dar 👍 na matéria, pois isso seria um feedback interessante pro site? Imagino que muitos tenham feito 👎 como reação ao Haddad, mas creio que não ajuda muito a página. 🤔 Ou realmente 46 petistas leem a Oeste e deram 👎?

  2. Judson Franchi
    Judson Franchi

    O correto a ser dito é: A mediocridade esquerdista a cada dia amanhece mais densa.

  3. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Haddad diz coisas que não se coadunam com a realidade tal como “precisamos cuidar do nosso país”.Justamente o contrário do que ele e seu dono fazem com este nossa pobre rico país.

  4. Christian
    Christian

    O bom de ser brasileiro é a certeza de não ter que espera um pouquino (como ele disse) que o brasil fosse se tornar-se uma M…
    Já tínhamos esta certeza quando o Molusco não apresentou nenhum plano de governo antes de se colocado no poder pelos Morcegões.

  5. David S
    David S

    Dizem que este cara e Dr!
    No afã de agradar ao seu chefe, que entende nada vezes nada, sobre tudo, desanda a falar asneiras….

  6. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    A TENSÃO MAIS SENTIDA É A DECORRENTE DA FALTA DE COMPETÊNCIA DESSE DESGOVERNO VIGENTE NO BRASIL. E EM TODOS OS SETORES. NADA ESCAPA À IRRESPONSABILIDADE E AO DESPREZO NO TOCANTE ÀS RECOMENDÁVEIS PRÁTICAS INERENTES A UM GOVERNO VOLTADO PARA A SERIEDADE ADMINISTRATIVA. BASTA VER AS NEGOCIATAS ESCUSAS VISANDO A TROCA DE FAVORES. BASTA VER A LIBERAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM TROCA DE VOTOS FAVORÁVEIS NA CÂMARA E NO SENADO.

  7. Brian
    Brian

    Muito tenso para os ditadores comunistas petistas. Não sabe nada de economia. Foi colocado como ministro para ganhar super salário e anunciar um imposto por dia.

  8. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Dia tenso são todos os dias tendo que aguentar essa raça de esquerdistas, incluindo esse TAXADD, desgovernando o Brazil… Lixo de ImbeciliHADDAD desse babaca!

  9. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Até que enfim o Haddad acertou uma. A petezada e a esquerda ficou tensa e ataque de nervos com a derrota do partido no Brasil e nos EUA.

  10. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Só se for a sua bunda seu inergumeno

  11. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Não, taxaddad/TAXADD, os corruPTistas que são a própria TENSÃO. VCS, ladrões é que são a causa do Brasil estar na MERDA.

  12. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Alguns estão com a tensão ‘no último’. Os que amam a liberdade amanheceram felizes e confiantes.

  13. Carlos Brito
    Carlos Brito

    Causou apreensão nos Idiotas que nem ele, o Brasil nada tem com isso.

  14. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Se tem alguma coisa que gera tensão, é a composição desse governo corrupto do Brasil, a começar pelo presidente e seu ministro da Fazenda, dois despreparados para a função

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.