publicidade
Política

Governo planeja quase R$ 4 bi em benefícios para servidores em 2026

Montante cobre reestruturações de carreira, criação de cargos e pagamento de funções comissionadas no Executivo

O presidente Lula conversou com Trump em outubro deste ano. Os dois trataram sobre as sanções dos EUA impostas ao Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo incluiu na conta os projetos de lei enviados ao Congresso em 2025 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo Lula reservou R$ 3,8 bilhões no Orçamento de 2026 para reajustar salários e reformular estruturas de carreira no funcionalismo público vinculado ao Executivo. Já aprovada na Lei Orçamentária Anual (LOA), a quantia cobre despesas com servidores ligados a ministérios e órgãos federais. As informações são do portal Metrópoles.

O valor contempla iniciativas como progressões, reclassificações, gratificações e novos planos de cargos. Esse tipo de gasto compõe as chamadas despesas primárias, que englobam salários e manutenção da máquina pública e são limitadas pelas regras do arcabouço fiscal.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O governo incluiu na conta os projetos de lei enviados ao Congresso em 2025. Entre eles, estão a proposta de reestruturação geral das carreiras do Executivo e o plano de cargos específico para o Ministério da Educação.

Além dos salários, a LOA prevê um gasto adicional de R$ 545 milhões com o pagamento de 37 mil gratificações vinculadas a cargos comissionados. Esses valores são direcionados a servidores já em atividade que exercem funções de chefia ou coordenação, sem implicar novas contratações.

Pacote de gastos abrange Judiciário, Legislativo e setor educacional

O impacto das reestruturações não se limita ao Executivo. O orçamento também prevê elevação das despesas com pessoal no Judiciário, no Legislativo, no Ministério Público da União e na Defensoria Pública da União. Juntos, esses órgãos devem gastar mais de R$ 3,4 bilhões com reajustes, gratificações e mudanças de carreira.

Além disso, a proposta enviada pelo governo cria mais de 8 mil cargos efetivos em universidades federais e beneficia aproximadamente 200 mil servidores ativos e aposentados.

Leia também: “Com mais 4 mil servidores, gasto com funcionalismo atinge recorde no governo Lula”

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, o pacote busca modernizar o serviço público, valorizar o mérito e alinhar a gestão de pessoas às necessidades de um Estado mais eficiente.

Para o governo, a medida vai além da política de recomposição salarial. A ideia é reequilibrar funções, atrair profissionais qualificados e corrigir distorções nas tabelas remuneratórias do funcionalismo federal.

2 comentários
  1. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    e o pior é contemplar a passividade em todos os setores da sociedade para o desastre eminente que o acéfalo de garanhuns está levando o Brasil…………futebol noite e dia, carnaval, feriados e vamos nós………….

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade