publicidade
Política

Governo Lula tem maior desaprovação em GO, MG, RJ, SP, PR e RS

Levantamento Genial/Quaest mostrou que aprovação à gestão supera a desaprovação em Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará

O presidente Lula da Silva: desaprovação crescente | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Lula da Silva: desaprovação crescente | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Genial/Quaest revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à reeleição, enfrenta índices mais altos de desaprovação em Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A divulgação dos dados ocorreu nesta quarta-feira, 6.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Já em Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará, a aprovação ao governo Lula supera a desaprovação. O destaque é Pernambuco, onde 61% dos entrevistados aprovam a gestão. Na contramão, em Goiás, o porcentual de desaprovação chega a 61%. Os Estados pesquisados concentram cerca de 75% do eleitorado brasileiro.

Cenário nacional e avaliação do governo Lula da Silva

Fachada do Palácio do Planalto em Brasília, sede do Poder Executivo Federal, com espelho d’água e arquitetura moderna.
Fachada do Palácio do Planalto em Brasília, sede do Poder Executivo Federal | Foto: Divulgação

Ao considerar o cenário nacional, 52% dos eleitores afirmaram desaprovar o governo, enquanto 43% disseram aprová-lo. Outros 5% não souberam ou preferiram não responder, conforme a pesquisa Genial/Quaest.

Sobre a avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a média geral mostra que 31% consideram a gestão positiva. Além disso, 26% a classificam como regular e 42% a avaliam negativamente.

Pernambuco lidera, com 47% de avaliação positiva, já Goiás apresenta o maior índice de avaliação negativa, com 49%.

Leia também: “O novo velho PT”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 320 da Revista Oeste

O estudo entrevistou mais de 11,6 mil pessoas entre os dias 21 e 28 de abril, com margem de erro de 2 pontos porcentuais em São Paulo e 3 pontos nos demais Estados. O nível de confiança é de 95%.

Os registros das pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constam sob os números BR-01368/2026, BR-01347/2026, BR-06915/2026, BR-08703/2026, BR-09928/2026, BR-03473/2026, BR-00430/2026, BR-01656/2026, BR-01755/2026 e BR-06207/2026.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade