publicidade
Política

Governo Lula recorre à ONU contra restrições dos EUA a Padilha

Apesar de o ministro ter recebido visto para participar da Assembleia, o governo norte-americano limitou sua circulação em Nova York

Alexandre Padilha e Lula, na posse do ministro da Saúde - 10/03/2025 | Foto: Foto: Rodrigo Cabral/MCTI
O governo Lula optou por acionar diretamente a ONU, deixando de buscar diálogo com Washington, em razão do clima de tensão atual entre Brasil e EUA | Foto: Rodrigo Cabral/MCTI

O Ministério das Relações Exteriores recorreu à Organização das Nações Unidas (ONU) para solicitar intervenção diante das limitações impostas pelos Estados Unidos ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O chanceler Mauro Vieira comunicou que já relatou a situação ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à presidência da Assembleia-Geral, ressaltando que as medidas são “sem cabimento, injustas e absurdas”. O Itamaraty ainda aguarda resposta oficial da ONU.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Apesar de Padilha ter recebido visto para participar da Assembleia-Geral da ONU, o governo norte-americano restringiu sua circulação em Nova York.

Segundo autoridades dos EUA, Padilha e seus familiares poderão se locomover apenas em um raio de cinco quarteirões a partir do hotel onde estão hospedados, além dos trajetos necessários até a sede da ONU, à missão diplomática brasileira e à residência do representante do Brasil na organização.

Tensão diplomática

O governo Lula optou por acionar diretamente a ONU, deixando de buscar diálogo com Washington, em razão do clima de tensão atual entre Brasil e EUA.

Atualmente, Washington mantém uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, como resposta aos abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) contra cidadãos e empresas estadunidenses. O governo Trump também critica a perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais:

EUA revogaram vistos de Padilha e familiares

No mês passado, o governo norte-americano revogou o visto de Padilha, bem como os de sua esposa e filha, com a justificativa de sua atuação no programa Mais Médicos durante o governo Dilma Rousseff.

Na ocasião, o ministro não foi afetado imediatamente, pois seu visto estava vencido desde 2024, ficando impedido de obter nova autorização. Na terça-feira 16, Padilha afirmou não se importar com a resposta dos EUA.

O Itamaraty havia solicitado, em 19 de agosto, um novo visto para que Padilha participasse de eventos internacionais, como a reunião da Organização Pan-Americana de Saúde, marcada para o dia 29 em Washington, e o debate na Assembleia-Geral da ONU, previsto para começar na próxima terça-feira, 23, em Nova York, onde o ministro participaria de discussões sobre doenças crônicas.

Leia também: “O picadeiro da ONU”, artigo de Augusto Nunes, publicado na Edição 288 da Revista Oeste

7 comentários
  1. Java maria de almeida
    Java maria de almeida

    Acho engraçado essa gente Vivi demonizando os estados unidos mais fazem questão de irem prá lá ingole o choro Padilha é aceita as restrições do loirão que dói menos.

  2. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Engole o choro, Padilha e Barroso, no Maranhão também temos uma Nova York. E o Beto Carreiro como diversão. E o Circo de Soleil para ver palhaços quando estiverem em turnê pelo Brasil.

  3. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Padilha tem acesso a ONU. Por que deseja tanto um acesso irrestrito em um país que o esquerdismo demoniza como opressor capitalista? Será que não sabe que responde pelos “mais médicos” cubanos por um trabalha quase escravo durante o governo petista?

  4. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Quem decide sobre vistos dos EUA são os EUA, não a ONU. Esse Itamaraty está sendo comandado por ignorantes que nem sequer sabem disso, o básico do básico. O Brasil passa uma vergonha atrás de outra dentro desse “governo”. Acho que o Itamaraty deveria ir chorar no ombro do “cumpanhero” Xi.

  5. Renato Perim
    Renato Perim

    O governo americano podia aproveitar e limitar os vistos do encantador de jumentos e da sua galinha deslumbrada, ia ser lindo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade