publicidade
Política

Jaques Wagner sai em defesa de Gleisi no governo

Senador disse que a deputada federal tem 'inteligência política'

gleisi hoffmann
Agora ministra, Gleisi foi alvo de diversas acusações no âmbito da Operação Lava Jato | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O senador Jaques Wagner (PT-BA) defendeu a nomeação da deputada federal Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), depois de críticas à escolha do presidente Lula. O parlamentar ressaltou a experiência da petista em articulações políticas e alianças partidárias.

A decisão do presidente Lula foi contestada por aliados e opositores. Parte do governo avaliava que a nomeação manteria o cargo sob influência do Partido dos Trabalhadores (PT), o que poderia dificultar negociações com outros partidos. Já outra ala via Gleisi como a única opção viável. O nome do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), chegou a ser cogitado para o cargo, o que deslocaria Gleisi para a Secretaria-Geral da Presidência.

Oposição lembra passado de Gleisi Hoffmann na Lava Jato

A oposição criticou a escolha, destacando um suposto histórico de falta de diálogo da petista com setores políticos diversos. O deputado Zucco (PL-RS) foi um dos que manifestaram insatisfação com a nomeação.

Além das disputas políticas, o passado de Gleisi Hoffmann na Operação Lava Jato voltou a ser lembrado. Em 2016, a Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou-a de receber R$ 1 milhão de recursos desviados da Petrobras para sua campanha ao Senado em 2010. Outras denúncias apontavam sua suposta participação no “Quadrilhão do PT” e recebimento de vantagens indevidas da Odebrecht.

O Supremo Tribunal Federal absolveu Gleisi em 2018 das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, alegando falta de provas materiais e fundamentação excessiva em delações premiadas. Em 2023, a Corte rejeitou a denúncia ligada à Odebrecht pelo mesmo motivo.

As controversas decisões judiciais da Corte afastaram todas as acusações contra a petista, consolidando sua absolvição nos processos analisados. O Judiciário considerou as provas insuficientes para sustentar as teses da acusação, encerrando as investigações sem condenações.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A nomeação de Gleisi para a SRI reflete o alinhamento interno do governo e o controle do PT sobre a articulação política, mas gera resistência entre aliados e forte oposição no Congresso. A escolha evidencia a estratégia do Planalto para manter influência direta nas negociações com o Legislativo.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    O próximo é o Haddad.Vai para a Casa civil ,se limpar um pouco pouco das cagadas na economia e ficar de standby no caso do cachaça tombar

  2. MTM_CZA
    MTM_CZA

    Seria uma anomalia estranha se um petista raiz não fosse defender uma colega petista raiz. O corporativismo dentro dessa quadrilha é doentio!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.