publicidade
Política

Gilmar Mendes cita 'mesada do jogo do bicho' a deputados do RJ sem apresentar provas

Decano relatou conversa com diretor da PF durante sessão que discute eleição no Estado

O ministro Gilmar Mendes, do STF, durante sessão; magistrado citou suposto pagamento a parlamentares sem apresentar provas | Foto: Adriano Machado/Reuters

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que ouviu do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, o relato de que “32 ou 34 parlamentares da Assembleia recebiam mesada do jogo do bicho” no Rio de Janeiro, sem apresentar provas da declaração.

A fala ocorreu durante sessão desta quinta-feira, 9, que discute se a eleição para o mandato-tampão no Rio de Janeiro deve ser direta ou indireta. O julgamento foi suspenso depois de pedido de vista do ministro Flávio Dino.

Receba nossas atualizações

“O presidente da Assembleia está preso. Eu conversava com o diretor da Polícia Federal que dizia que 32 ou 34 parlamentares recebiam mesada do jogo do bicho”, afirmou o decano. “Deus tenha piedade do Rio de Janeiro.”

O ministro também afirmou que o contexto não deve orientar a decisão jurídica, mas ser considerado diante da crise institucional no Estado. Em outro momento, afirmou que o Rio estaria “longe de Deus” e “próximo das milícias e do crime”.

Julgamento sobre o RJ travado

Antes da declaração, Flávio Dino pediu vista e defendeu que o STF aguarde a conclusão do julgamento do ex-governador Cláudio Castro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, o acórdão, ainda não publicado, pode esclarecer pontos centrais do caso.

Apesar disso, o ministro André Mendonça antecipou seu voto e se posicionou a favor de eleições indiretas, citando a necessidade de evitar indefinição política no Estado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou que houve atuação indevida do STF ao analisar o caso antes da conclusão do tribunal eleitoral. Já Cristiano Zanin defendeu eleições diretas, enquanto Luiz Fux apoiou a escolha indireta.

Dino informou que devolverá o processo ao plenário assim que o TSE publicar a decisão final, prevista para a próxima semana.

Leia mais: “Jatinhos de dono do Master pousaram 55 vezes em Brasília

1 comentário
  1. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Agora já se sabe de onde sai os tais de vazamento. Gilmar ouviu e contou no plenário algo que poderia ser sigiloso.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade