publicidade
Política

Freire Gomes desiste de videoconferência e confirma presença em acareação no STF

Ex-comandante do Exército vai depor frente a frente com o ex-ministro da Justiça Anderson Torres

freire gomes
O comandante do Exército, general Freire Gomes, durante solenidade do Exército | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O general da reserva Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que vai participar presencialmente da acareação com o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A audiência está marcada para terça-feira, 25 de junho, na Primeira Turma da Corte. O processo terá a condução do ministro Alexandre de Moraes.

Inicialmente, Freire Gomes solicitou o comparecimento por videoconferência, alegando que reside em Fortaleza (CE). No entanto, voltou atrás e decidiu se deslocar até Brasília para prestar o depoimento de forma presencial. A mudança ocorre em meio à crescente pressão sobre os militares sob investigação no inquérito que apura uma suposta articulação para impedir a posse do presidente Lula da Silva depois das eleições de 2022.

Receba nossas atualizações

Freire Gomes: mudança em respeito ao Exército

A primeira solicitação do general recebeu autorização em ocasiões anteriores. Foi o caso, por exemplo, no depoimento para o inquérito que investiga a atuação do chamado “núcleo duro” da suposta tentativa de golpe. Porém, na manhã desta quarta-feira, 18, os advogados do militar apresentaram nova petição ao STF solicitando que o comparecimento fosse presencial.

De acordo com a defesa, a solicitação anterior se limitava ao ônus logístico do deslocamento. “Apesar de ser um ato oneroso, e apesar da possibilidade de se realizar a acareação por carta precatória conforme previsão do art. 230 do Código de Processo Penal, informa-se que o general Freire Gomes irá participar presencialmente da acareação, em razão do profundo respeito do ex-comandante do Exército pelas instituições democráticas e de seu elevado senso de dever cívico”, diz o documento.

A acareação com Anderson Torres está marcada para as 11h, em sessão fechada no Supremo. Cada um dos convocados estará acompanhado por seus respectivos advogados. A medida é parte da estratégia da investigação conduzida pela Polícia Federal, com aval da Procuradoria-Geral da República, para confrontar versões conflitantes e avançar sobre a cadeia de comando das decisões.

Mais cedo, às 10h, vai ocorrer outra acareação: entre Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa derrotada de 2022. Ambos também são alvos do mesmo inquérito que investiga a existência de atos preparatórios de um suposto golpe de Estado.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Carlos Augusto Olivé Malhadas
    Carlos Augusto Olivé Malhadas

    sim por videoconferência todos ficam valentes, agora, cara a cara, será desmascarado, terá a casca verde removida !

  2. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Enquanto tentam descobrir quem ia dar o golpe que não houve, o Brasil acontece com o nosso presidiário de confianca dando vexame no exterior. Por aqui, paga-se uma celic pra agiota nenhum reclamar . O Brasil ei grande, mas nem tanto …

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade