publicidade
Política

Forças Armadas não cumprem 'ordens absurdas'

Bolsonaro, Mourão e ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, assinam nota conjunta que enaltece o papel das Forças Armadas ao lado da democracia e da liberdade

bolsonaro-mourão - chapa - tse - ações
Bolsonaro e Mourão Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

Bolsonaro, Mourão e ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, assinam nota conjunta que enaltece o papel das Forças Armadas ao lado da democracia e da liberdade

bolsonaro-mourão - chapa - tse - ações
Presidente Jair Bolsonaro e vice-presidente Hamilton Mourão Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão responderam a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o artigo 142 da Constituição. Em nota conjunta assinada com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, eles destacam que as Forças Armadas não cumprem “ordens absurdas”.

Receba nossas atualizações

A nota coloca panos quentes sobre a decisão, sem tensionar a decisão monocrática do ministro da Suprema Corte. Bolsonaro, Mourão e Azevedo destacam que, na liminar, Fux reconhece “o papel e a história das Forças Armadas sempre ao lado da democracia e da liberdade”.

Os três ressaltam, contudo, que as Forças Armadas estão sob a “autoridade suprema do presidente da República”. “As mesmas destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”, sustentam.

As Forças Armada, ponderam, não está a serviço para a tomada de poder, ainda que ao “arrepio das leis” ou “por conta de julgamentos políticos”. “As Forças Armadas não cumprem ordens absurdas, como, por exemplo, a tomada de poder. Também não aceitam tentativas de tomada de poder por outro poder da República, ao arrepio das leis, ou por conta de julgamentos políticos”, destacam.

Entrevista

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, também refuta toda e qualquer ideia antidemocrática do uso das Forças Armadas. Em entrevista à revista Veja, classificou como “ultrajante e ofensivo” falar em “golpe” ao se referir ao Exército, Marinha e Aeronáutica. E garantiu que Bolsonaro “nunca pregou o golpe”.

8 comentários
  1. EVANDRO LUIS SILVA
    EVANDRO LUIS SILVA

    Perfeita a nota conjunta, colocando o STF de volta em sua casinha.

    1. Willian Christian Ricardo da Silva
      Willian Christian Ricardo da Silva

      Simplesmente, a melhor Revista em circulação. Sou fã!??????

      Críticas na medida certa; trabalho jornalístico baseado em fatos; jornalistas com credibilidade.

      Espero que continuem sempre nessa pegada!

      Grande Abraço!

      1. Júlio Rodrigues neto
        Júlio Rodrigues neto

        Revista NOTA 10. Parabéns. A Melhor revista da atualidade.

  2. José Carlos Anselmo De Andrade
    José Carlos Anselmo De Andrade

    A resposta está clara, os ministros do STF querem governar o país, mas não tiveram nenhum voto para isto. Sua única e exclusiva função é julgar transgressões a constituição. Mas parece que tais ministros se julgam com poder absoluto, contra tudo e contra todos!!!!

    1. RENATO
      RENATO

      Pois é, esta posição no mínimo dubia do ministro da corte parece uma nova versão do estado sou eu e no caso nós do caricato STF. Se eles dão recados também é natural que os recebam. E depois dizem que é o governo que tensiona…

  3. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    A dica foi dada. Para o bem entendedor meia palavra basta.

  4. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    A Nota conjunta do Presidente, do Vice e do Ministro da Defesa foi bem clara : As Forças Armadas não aceitam tentativas de tomada de poder por outro poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de “julgamentos políticos”.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade