publicidade
Política

Flávio Dino anula reeleição antecipada da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco

O cancelamento da reeleição é uma resposta à solicitação da Procuradoria-Geral da República

O ministro Flávio Dino fundamentou sua decisão na alteração da Constituição Estadual e do Regimento Interno da Alepe | Foto: Reprodução/Conjur
O ministro fundamentou sua decisão na alteração da Constituição Estadual e do Regimento Interno da Alepe | Foto: Reprodução/Conjur

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025/2026. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 14.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O magistrado fundamentou sua decisão na alteração da Constituição Estadual e do regimento interno da Alepe, que permitiu a antecipação da votação. A nova data da eleição ficará a cargo da própria assembleia.

A anulação está relacionada a uma ação direta de inconstitucionalidade, movida pela Procuradoria-Geral da República, contra a norma 1.936/2023. Essa norma alterou o regimento interno da Alepe e permitiu a antecipação da eleição da mesa diretora para um período que não estava em conformidade com a Constituição.

Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco | Foto: Reprodução/Alepe
Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco | Foto: Reprodução/Alepe

Em sua decisão, Flávio Dino argumentou que Estados não possuem liberdade irrestrita sobre eleições para cargos de direção.

“O Supremo Tribunal Federal tem posição consolidada de que os Estados não possuem liberdade irrestrita para determinar qualquer forma de eleição para os cargos de direção dos seus parlamentos”, disse o ministro. “Eles [os Estados] devem respeitar os limites impostos pelos princípios republicano e democrático.”

Leia a decisão de Flávio Dino na íntegra

A anulação da reeleição na Alepe

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou à Suprema Corte que anulasse a norma 1.936/2023. Essa decisão legislativa havia garantido a reeleição antecipada de Álvaro Porto (PSDB) como presidente da Alepe para o próximo biênio.

A eleição ocorreu em novembro de 2023. Gonet argumentou que a mudança na Constituição Estadual, que permitiu essa antecipação, viola princípios republicanos, como a alternância no poder.

Leia também:

Por meio de uma nota, Álvaro Porto comunicou que seguirá a determinação do STF e não se envolverá em um conflito judicial.

“A decisão será acatada e a deliberação judicial não deve ser enfrentada, mas cumprida”, disse trecho da nota.

A eleição ocorreu em novembro de 2023 | Foto: Reprodução/Alepe
A eleição ocorreu em novembro de 2023 | Foto: Reprodução/Alepe

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade