publicidade
Política

'Fechamento' de cidade pode virar crime hediondo; entenda

O deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) quer ampliar punição a facções que bloqueiam ruas e atacam estruturas públicas; projeto entra na pauta da Câmara

Capitão Alberto
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) é o relator da proposta no plenário da Câmara | Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, 8, o projeto de lei que tipifica como crime hediondo ataques coordenados por organizações criminosas. A proposta altera o Código Penal e inclui um novo item à Lei de Crimes Hediondos. O relator da iniciativa é o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM).

O Projeto de Lei (PL) 4.499/2025 busca reforçar o enfrentamento ao crime organizado no país, que tem promovido ataques em larga escala a municípios, especialmente contra instituições financeiras.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O texto sugere alterações no Código Penal e também na lei de crimes hediondos, criando o artigo 157-A. O novo texto prevê pena de reclusão de oito a 30 anos para quem ordenar, executar ou participar de ações que bloqueiem vias, ataquem estruturas públicas ou utilizem armamento pesado com o objetivo de praticar crimes contra o patrimônio ou a segurança da população. A ideia de Neto é impedir que facções criminosas “fechem” bairros ou até mesmo municípios.

A pena pode ser dobrada, caso ocorram uso de explosivos, sequestro de reféns ou destruição de prédios públicos e impedimento de serviços essenciais.

Para Neto, a proposta é uma resposta firme à escalada da criminalidade organizada no país. De acordo com ele, há histórico de ataques coordenados contra cidades inteiras.

“O domínio de cidades é uma afronta ao Estado brasileiro e uma ameaça à vida de policiais e de cidadãos inocentes”, declara o relator do projeto. “É um verdadeiro ato de terrorismo interno, e o Congresso precisa dar uma resposta à altura: penas duras, sem anistia, sem indulto e sem progressão fácil de regime.”

+ Crimes hediondos: Câmara aprova exigência de cumprimento de 80% da pena em regime fechado

O projeto inclui o novo tipo penal no rol dos crimes hediondos, equiparando-o a delitos como homicídio qualificado e latrocínio. “O cidadão de bem precisa sentir que o Estado está no controle”, afirma Neto. “Tipificar o domínio de cidades é uma forma de reafirmar a autoridade da lei e o direito à segurança.”

Novo crime hediondo e o Pacote da Segurança Pública

A proposta compõe o Pacote da Segurança Pública, que está tramitando em regime de urgência no plenário da Câmara dos Deputados.

O Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública sugeriu as propostas que poderiam compor o pacote. O tema conta com apoio público do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

“A segurança pública é uma pauta urgente”, disse Motta, na semana passada. “Temos de levar em consideração e trabalhar para que a sociedade possa se sentir mais segura.”

Leia também: “A verdade sempre vaza”, artigo publicado na Edição 290 da Revista Oeste

1 comentário
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Linchaquara do PT ,ficou fechada por meses , o vírus fabricado na china ,

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade