publicidade
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é condenado a 12 anos de prisão

A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará

Em abril, Costa foi detido pela Polícia Federal devido a práticas de violência política nas redes sociais contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA) | Foto: Reprodução/TV Câmara
Em abril, Costa foi detido pela Polícia Federal devido a práticas de violência política nas redes sociais contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA) | Foto: Reprodução/TV Câmara

O ex-deputado federal Wladimir Costa (Solidariedade-PA) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 12 anos de prisão e ao pagamento de multa por violência de gênero, violência psicológica contra a mulher, difamação majorada e extorsão.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará proferiu a decisão neste segunda-feira, 9. Costa deverá pagar uma multa equivalente a um salário mínimo por dia durante 124 dias, totalizando cerca de R$ 175 mil.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O político exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal pelo Pará, de 2003 a 2019. Ele é conhecido por ter uma tatuagem em homenagem ao ex-presidente Michel Temer (MDB).

A ação contra Wladimir Costa foi movida pela Procuradoria Regional Eleitoral | Foto: Reprodução/TV Câmara
Wladimir Costa exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal pelo Pará | Foto: Reprodução/TV Câmara

Em abril, a Polícia Federal deteve Costa devido às práticas de violência política nas redes sociais contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA).

Embora a Justiça o tenha liberado inicialmente depois de conceder um habeas corpus, o tribunal revogou essa decisão em maio, levando à sua reincidência na prisão. Atualmente, ele encontra-se no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará.

Na ocasião da primeira prisão, a deputada Renilce emitiu uma declaração sobre o caso, na qual afirmou que “já vinha enfrentando, há cerca de seis meses, várias práticas de crime cometidas pelo ex-deputado.”

Justiça condena Wladimir Costa em outra ação

Além da condenação recente, o Tribunal de Justiça sentenciou Wladimir Costa a nove meses de prisão por injúria em uma ação distinta, em janeiro de 2023. Nessa ação, a Justiça puniu o ex-parlamentar por ofender artistas como Wagner Moura, Sônia Braga, Glória Pires e Orlando de Morais.

A decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal permitiu que ele cumprisse a pena em regime aberto. Em resposta, Costa afirmou em uma rede social que não retrataria “uma única vírgula” do que havia dito.

“Minha mochila está pronta e um saco cheio de livros para puxar essa cana se necessário for”, declarou o político. “Depois de nossos recursos que ainda serão impetrados pelos meus amigos advogados.”

Ele proferiu as ofensas em julho de 2017. Isso ocorreu em uma crítica ao movimento “342 Agora”. O grupo incluía membros do setor artístico e defendia que os parlamentares aprovassem a denúncia de corrupção contra Michel Temer.

Durante suas declarações, o então deputado federal chamou os artistas de “vagabundos”, por, de acordo com ele, fazer uso da Lei Rouanet.

Em um discurso no plenário da Câmara, o ex-deputado acusou Wagner Moura de ser um “ladrão”. Ele também se referiu à atriz Letícia Sabatella como “Letícia Mortadela”.

Além disso, o político fez críticas a Glória Pires e desdenhou de marido da atriz, o cantor Orlando de Morais, afirmando que ele “nunca fez sucesso”.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    A lei Rouanet dá motivo para essas atitudes . Totalmente desbalanceada dos seus propósitos . Só entra na grana quem já tem pra contratar um escritório especializado na boquinha . Daí o outro chama um beneficiado de ladrão e é punido . Estamos no caminho equivocado . Quem tem talento e precisa de um apoio, não tem.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.