publicidade
Política

Esquerda 'invade' Avenida Paulista em pleno feriado para xingar Tarcísio e Nunes

Com bandeiras da Palestina e de movimentos comunistas, manifestantes pedem o fim da escala de trabalho 6x1

Participaram da manifestação membros de grupos de esqueda como Vida Além do Trabalho (VAT), Organização Comunista Internacionalista (OCI) e filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) | Foto: Reprodução/Revista Oeste
Participaram da manifestação membros de grupos de esquerda como Vida Além do Trabalho, Organização Comunista Internacionalista e filiados ao Partido dos Trabalhadores | Foto: Uiliam Grizafis/Revista Oeste

Grupos de esquerda aproveitaram o feriado de 15 de Novembro para “invadir” a Avenida Paulista, em São Paulo. Com bandeiras que mostravam símbolos comunistas e o rosto de Che Guevara — um dos líderes da Revolução Cubana —, os manifestantes bradaram xingamentos ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O objetivo oficial da manifestação, no entanto, era pedir o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil. A proposta da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) nesse sentido tramita na Câmara dos Deputados.

Grupos de esquerda pedem o estabelecimento do socialismo

Em outro momento da manifestação, grupos aproveitaram o tema do fim da escala 6×1 para pedir o estabelecimento do socialismo no Brasil. “Escala 6×1, para a casa do caralh*, aqui é juventude com o proletariado”, gritavam os manifestantes. “Esse país está no abismo, a solução é construir o socialismo.”

Participaram da manifestação membros do grupo Vida Além do Trabalho, Organização Comunista Internacionalista e militantes que carregavam bandeiras de partidos como PT e PSTU. Pessoas com boné do MST também marcaram presença, assim como manifestantes com bandeiras e faixas da Palestina, que tem um de seus territórios, a Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas.

PEC do fim da escala 6×1

A PEC do fim da escala 6×1 impõe uma jornada de 4×3, sem reajuste no piso salarial. A atual jornada é adotada em setores que exigem que os trabalhadores atuem aos fins de semana, como comércio, supermercados, farmácias e restaurantes.

O texto visa a reduzir a carga horária de trabalho de 44 horas para 36 semanais, sem modificar as oito horas diárias. Com isso, os empregados trabalhariam menos dias na semana. Ou seja, em uma escala 4×3.

A PEC do fim da escala 6x1 visa a reduzir a carga horária de labor de 44 horas para 36 semanais, sem modificar as oito horas diárias | Foto: Reprodução/<b>Revista Oeste</b>
A PEC do fim da escala 6×1 visa a reduzir a carga horária de labor de 44 horas para 36 semanais, sem modificar as oito horas diárias | Foto: Uiliam Grizafis/Revista Oeste

O deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS), entretanto, propôs a PEC da Alforria como alternativa à proposta do Psol — nela, a ideia é deixar livre para empregadores e empregados negociaram a carga horária. Em entrevista a Oeste, ele afirmou ter construído o texto com colegas da oposição, com o objetivo de trazer para o Brasil um modelo “que dá certo no mundo”. 

“A PEC traz mais liberdade ao trabalhador, que poderá escolher a jornada de trabalho que quiser desempenhar”, afirmou Marcon. “Sem abrir mão dos direitos trabalhistas já garantidos na Constituição.”

Leia também:

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. Fabiano Vilas Boas
    Fabiano Vilas Boas

    Como defende o Bolsonaro e tantos outros, as manifestações são um direito da democracia!
    Desde que não invadam e quebrem nada para não se igualarem aos golpistas de 08/01, tudo bem!
    Agora, essa ladainha de vermelho e símbolos comunistas, ora bolas, poderia acabar mesmo!
    Qualquer um que tenha um cérebro equivalente a de um orangotango sabe que o Brasil nunca foi ou sequer chegou perto de ser comunista, da mesma forma que nunca chegou perto de ser nada além de centro direta.

  2. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Um bando de vagabundos…querem chupinhas o estado ..

  3. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    os mortadelas voltaram! com o desgoverno liberando recursos para ONGs pagar esses “manifestantes” já vimos isso no passado.

  4. Christian
    Christian

    Só de olhar para a cara dos petistas desta manifestação mostra o nível de pessoas que são.
    Esta PEC não irá para frente e, se for, será o mais alto desemprego já alcaçado no Brasil.

  5. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    Peguemos vários socialistas empregadores (?) e pratiquem a escala 4 X 3. Dêem exemplo ! Façam vcs o exemplo para o Brasil e veja, como será seu comercio / sua empresa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.