publicidade
Política

Esperidião Amin quer investigar PF, Abin e CGU por 'abuso de autoridade'

O senador alega que os órgãos negaram informações ao Parlamento

O parlamentar levará a ideia aos membros da comissão no retorno dos trabalhos parlamentares | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) vai pedir à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) a investigação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) por “abuso de autoridade”.

O parlamentar levará a ideia aos membros da comissão no retorno dos trabalhos parlamentares, previsto para acontecer em 5 de fevereiro.

Receba nossas atualizações

“Enviamos ofícios à Abin, à PF, à CGU e ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo os documentos sobre a investigação do suposto esquema e investigação ilegal por meio de rastreamento de celulares de autoridades”, escreveu o senador em seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira, 29. “Abin, PF e CGU negaram as informações. O STF nem respondeu ao ofício.”

Segundo Amin, existe um “complô de abuso de autoridades”. “A solução é abrir uma investigação por abuso de autoridade”, completou o senador.

+ Parlamentares da oposição saem em defesa de Carlos Bolsonaro

Conforme a PF, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, um programa secreto chamado First Mile teria sido usado para monitorar a localização de políticos, jornalistas, advogados e adversários de Bolsonaro. Os dados estariam armazenados fora do Brasil. Conforme o diretor-geral da PF, Andrei Passos, a espionagem atingiu 30 mil brasileiros.

A CCAI fiscaliza e faz o controle interno e externo das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil e no exterior. A comissão tem o intuito de assegurar que tais atividades sejam realizadas conforme a Constituição Federal.

PF deflagra operação para investigar ação da Abin

policia federal ramagem
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como mostrou Oeste, a PF deflagrou desde a semana passada uma série de buscas e apreensões no âmbito da Operação Vigilância Aproximada, que diz respeito ao suposto monitoramento ilegal feito pela Abin na gestão Bolsonaro.

Na quinta-feira 25, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) — delegado da PF e ex-diretor-geral da Abin entre 2019 e 2022 — foi alvo de busca e apreensão em seu gabinete na Câmara dos Deputados e no apartamento funcional. Além do parlamentar, três servidores da Abin e sete policiais federais foram alvo da operação.

+ PF pediu afastamento de Ramagem do cargo

Hoje, desde cedo, a PF cumpre mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente. Ao todo, são cumpridos oito mandados: cinco no Rio, um em Brasília, um em Formosa (Goiás) e um em Salvador.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Ora caro senhor, tá na hora desse tal congresso nos poupar com tanto papo furado.
    Parece um bando de “garotos” nas mãos dos mafiosos de plantão….
    .

  2. PCC
    PCC

    Esse congresso podia é fechar as portas de vez.
    Sairia mais barato.

  3. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    De vez em quando aparece alguem com carater e sem medo do crime organizado que toma conta do pais e que é protegido por nossas instituiçoes.
    Congresso transformado em balcao de negocios controlado por rabos-presos, judiciario formado por amiguinhos do corrupto maior, executivo com Ali Baba no comando e imprensa podre com pires na mao escrevendo o que convem a todos eles.
    Ansia de vomito pombas!

  4. Paulo Roberto Zanetti
    Paulo Roberto Zanetti

    Parte pra cima deles, Senador. É muito conluio dessa cúpula. Os caras não trabalham, só perseguem.

  5. Marcos Bovolon
    Marcos Bovolon

    Amim quer investigar Abin pra saber tudim quem mexeu no pudim de quindim

  6. Luiz Renato
    Luiz Renato

    E daí? Vocês vão fazer o que? Chorar na rampa e fazer beicinho? Ou soltar notas de repudio? Criem vergonha na cara e usem o mandato para o qual vocês foram eleitos para fazer alguma coisa de útil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.