publicidade
Política

Emendas parlamentares ganham força e desafiam o equilíbrio entre os Poderes

Em 9 anos, despesas superam correção inflacionária em R$ 173 bi

O ministro do STF Flávio Dino e o presidente Lula da Silva: STF estaria a serviço do PT no direcionamento do controle das emendas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do STF Flávio Dino e o presidente Lula da Silva: STF estaria a serviço do PT na busca pelo controle das emendas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De 2015 a 2024, os gastos com emendas parlamentares cresceram R$ 173 bilhões acima do que seria esperado caso fossem corrigidos apenas pela inflação. A valorização, somada ao caráter impositivo cada vez mais forte, tornou essas verbas o centro de uma disputa de poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Em um movimento inédito, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu em entrevista e em reunião fechada que o Congresso “não é intocável” e que estaria disposto a discutir cortes nas emendas — ainda que “na carne”.

Receba nossas atualizações

Emendas: no alvo do STF e do Planalto

No Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Flávio Dino fala em ações que indicam abertura para revisar a obrigatoriedade da execução das emendas parlamentares. Conforme congressistas, o gesto ocorre em apoio ao governo de Lula da Silva. Ao petista interessa retomar parte do controle sobre os recursos que vão para investimentos. Esse dinheiro, hoje, se concentra nas mãos do Legislativo.

O debate ganhou força com a recente campanha nas redes sociais sobre a taxação dos mais ricos. O movimento teve apoio de aliados governistas e acabou apontando o Congresso como um dos principais alvos. Investigações do STF sobre suspeitas de corrupção com alguma ligação ao uso dessas verbas também impulsionaram o debate.

Apesar das manifestações públicas de Motta e Dino, há resistências internas que dificultam mudanças concretas. A distribuição de emendas é hoje uma das principais ferramentas políticas dos parlamentares. Anualmente, os 513 deputados federais e 81 senadores têm direito a indicar verbas do Orçamento da União para obras e projetos em seus redutos eleitorais.

Até 2013, as emendas não tinham caráter obrigatório. O Executivo liberava os recursos conforme sua conveniência, usando o pagamento como moeda de troca por apoio político. Isso começou a mudar com o enfraquecimento do governo Dilma Rousseff (PT) e o avanço do Legislativo sob as presidências de Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) e, sobretudo, Eduardo Cunha (MDB-RJ).

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

2 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Hoje você é quem manda
    Falou, ‘tá falado
    Não tem discussão, não
    A minha gente hoje anda falando de lado
    E olhando pro chão, viu
    Você que inventou esse estado
    E inventou de inventar
    Toda a escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar
    O perdão

  2. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Hoje você é quem manda
    Falou, ‘tá falado
    Não tem discussão, não
    A minha gente hoje anda falando de lado
    E olhando pro chão, viu
    Você que inventou esse estado
    E inventou de inventar
    Toda a escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar
    O perdão

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade