O título de eleitor é o documento básico e necessário para alguém participar nas eleições no Brasil. Neste ano, com as disputas municipais próximas, eleitores de 16 e 17 anos podem se alistar, e aqueles com 18 anos ou mais precisam emitir o título.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
O prazo para a emissão é o dia 8 de maio, e o processo pode ser realizado digitalmente, pelo autoatendimento on-line da Justiça Eleitoral. Também há a possibilidade de fazer o procedimento em um cartório eleitoral na região de votação.
Como fazer o cadastro digital
Primeiramente, o usuário precisa se cadastrar e inserir alguns documentos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado em que se reside — ou do Distrito Federal.
Leia também: “TSE regulamenta inteligência artificial nas eleições”
Então, deve-se clicar em “autoatendimento eleitoral”. Em seguida, é necessário ir em “título eleitoral” e, depois, em “tire seu título eleitoral”. Depois, é preciso preencher os campos solicitados com os dados pessoais. Durante o processo, o eleitor deve fazer o upload dos seguintes documentos, digitalizados:
- foto de rosto, enquanto segura um documento de identificação, também com foto (como RG);
- cópia ou foto do documento de identificação (preferencialmente o RG ou carteira de identidade nacional; o TSE diz que o solicitante não deve usar a CNH isoladamente);
- comprovante de residência (conta de luz, água, fatura do cartão de crédito); e
- certificado de quitação militar em caso de homens com mais de 19 anos (menores de 18 anos não precisam apresentar o documento).
Ao terminar o processo, vai ser gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação, que será analisada pela Justiça Eleitoral. Com o trâmite concluído, é possível emitir o título por meio do aplicativo “e-Título”, disponível nas lojas virtuais dos sistemas operacionais Android e iOS.

Outros meios para emitir o título de eleitor e alguns critérios
- Presencialmente
É possível solicitar a emissão do título de eleitor de forma presencial, com um agendamento em um dos cartórios eleitorais presentes no Estado de domicílio (ou Distrito Federal).
No dia, é preciso levar ao local as cópias originais dos mesmos documentos pedidos na solicitação on-line. Os funcionários do TRE em questão vão tirar uma foto e coletar a biometria. O documento é emitido na hora e é possível usá-lo no e-Título.
- Adolescentes de 15 anos também podem tirar título
Eleitores com 15 anos podem tirar o título se fizerem 16 anos antes do primeiro turno das eleições. As etapas permanecem as mesmas. No caso dos homens, não é necessário enviar o certificado de quitação militar.
- Ausência/multa
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, quem deixou de votar na eleição passada e não justificou deve emitir uma guia de multa para pagamento (procure o TRE). Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode sofrer restrições, como ficar impedido de tirar CPF e passaporte.
Leia também: “Diplomacia sequestrada”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 205 da Revista Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.