publicidade
Eleições 2022

Lula diz que sentiu orgulho de estar ao lado de Daniel Ortega na Nicarágua

O petista fez a afirmação ao ser perguntado por Bolsonaro sobre sua relação com o ditador nicaraguense

Lula
Luiz Inácio Lula da Silva, no debate da Band, no domingo 16 | Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conseguiu decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para proibir postagens sobre sua relação com o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, disse, no debate da noite de domingo 16, na Band, que sentiu orgulho de participar do primeiro aniversário da Revolução Sandinista, liderada por Ortega, em 1979, quando assumiu seu primeiro mandato.

“Eu senti muito orgulho de, no dia 19 de julho de 1980, participar da comemoração do aniversário da Revolução Sandinista, em que derrubaram um ditador chamado Somoza, de 30 anos”, declarou Lula, ao ser questionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, sobre sua amizade com Ortega.

Receba nossas atualizações

“Ortega é teu amigo ou não?”, perguntou Bolsonaro. “Ele está lá prendendo padres e expulsando freiras, fechando canais de TV, como a CNN, de TV e rádio católica. Ele acabou de proibir a comemoração do Dia da Bíblia, proibiu procissões, fechou o país, um desrespeito com as religiões, e você o trata como amigo?”, questionou Bolsonaro.

Depois do primeiro turno, o ditador enviou carta a Lula, parabenizando-o pelo resultado e chamando-o de companheiro.

O petista, no entanto, recusou-se a responder sobre sua relação com o ditador, que está no cargo desde 2007, depois de ficar 11 anos (1979 a 1990). “Agora, o regime político da Nicarágua é uma coisa que depende deles, e o Daniel Ortega sabe, você sabe, o Chávez sabe, todo mundo sabe, que se eu quisesse acreditar em mandato perpétuo, eu teria feito o terceiro mandato quando me propuseram”, declarou Lula. “Então, se o Daniel Ortega está errando, o povo da Nicarágua que puna o Daniel Ortega, se o Maduro está errando, o povo que puna; porque você, quem vai punir é o povo brasileiro, dia 30 de outubro.”

Em 5 outubro, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE, determinou que o Twitter e o Facebook removam 31 postagens que informam sobre o apoio de Lula ao ditador Daniel Ortega, incluindo uma postagem do jornal paranaense Gazeta do Povo. Em 12 de outubro, a coligação de Lula voltou ao TSE para fazer novo pedido de censura contra a Gazeta, que noticiava com fatos históricos a relação entre Lula e Ortega. O pedido ainda não foi analisado.

Relacionadas

18 comentários
  1. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK A JARARACA JÁ SUBIU NO TELHADO!
    E, PARA SE CONSOLAR, DEVERÁ EMBARCAR PARA A NICARÁGUA LOGO APÓS O
    SEGUNDO TURNO, ONDE DEVERÁ FIXAR RESIDÊNCIA PERMANENTE!

  2. Jose Anisio Martins De Azevedo
    Jose Anisio Martins De Azevedo

    Isso é o nível de demência a que está chegando, já devia, e poderia, ter ido pra cuba, pra nicaragua, pra pqp……..

  3. Hildo Molina
    Hildo Molina

    todo ignorante se orgulha de estar ao lado de alguém que já fez o que ele sonha fazer!

  4. Gui
    Gui

    Espero que esse cretino não seja eleito, contudo se for, espero que quem apertou o 13 sinta orgulho da desgraça que irão provocar ao país, só não venham depois com papinho de arrependido que vou logo mandar tomar naquele lugar!

  5. Rogerio_selva@hotmail.com
    [email protected]

    Está fácil decidir em quem votar. Se os abortistas, presidiários, assassinos, traficantes, estelionatários e outros criminosos comemoraram a vitória de Lula no primeiro turno, meu voto é de Bolsonaro 22.

  6. Jeronimo
    Jeronimo

    Que DEUS abençoe 🙏 a nossa nação brasileira e o nosso presidente Jair messias Bolsonaro reeleito e Tarcísio eleito governador em SP no segundo turno em 2022.

  7. Renato Zezzi Garcia
    Renato Zezzi Garcia

    Aos jornalistas meretrizes: vcs são vermes desgraçados

  8. Olga Regina Hadel
    Olga Regina Hadel

    Se ele tomar o poder, toda vez que uma freira ou um padre forem mortos pelo seu exército de criminosos das facções e dos presídios ele também ficará.

  9. Brasiliano Ferreira de Mattos Neto
    Brasiliano Ferreira de Mattos Neto

    Tem um provérbio que diz “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” Na Biblia têm alguns textos correlatos, senão vejamos:Provérbios 13:20 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” Salmos 1:1 Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes”.

    1. carlos roberto de moura
      carlos roberto de moura

      Concordo, Brasiliano. E até exemplifico: Receber o apoio de Zema, Moro, Dallagnol… é algo do bem. Já o apoio de Calheiros, Jader Barbalho, Gedel, Dirceu, Aziz, ‘presidentes’ de certos países e tantos outros apenas torna o apoiado mais marrom, apesar da camuflagem com roupa branca.

  10. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Que bela surra no debate da Band. Não obstante jornalista de esquerda ter feito comparativo entre o orçamento do congresso/apelidado secreto e o mensalão. Querem igualar o presidente por baixo.
    Levaram um fora, pois até a Tablet recebeu dinheiro, distribuido indistintamente prá parlamentares que não se preocupam com o Brasil. Se roubam nas bases, é problema de família.
    Bolsonaro reeleito.

  11. Bonato
    Bonato

    Creio que agora os vídeos podem ser postados na boa, já que segundo ele está tudo OK entre os dois. 😂

  12. Paulo
    Paulo

    A coligação TSE/STF/PT está fazendo de tudo para a eleição do ex ladrão, ex presidiário e ex condenado!

  13. principalsuspeito
    principalsuspeito

    Tem orgulho do cumpanheiro ditador da Nicarágua, ao mesmo tempo em que entra com ações na justiça (?) daqui para impedir que isso seja conhecido. É um praga.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade