publicidade
Política

Desembargador diz que decisão de Moraes é 'arbítrio total'

Aposentado, Sebastião Coelho criticou a ordem de prisão domiciliar do ministro do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

moraes iof
A nova ordem amplia as restrições anteriores | Foto: Fellipe Sampaio/STF

Em uma carreata a favor de Jair Bolsonaro, na noite desta segunda-feira, 4, em Brasília, o desembargador aposentado Sebastião Coelho criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pouco antes ordenara a prisão domiciliar do ex-presidente. O ato ocorreu nas proximidades do condomínio onde Bolsonaro reside.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Durante o protesto, Coelho criticou com veemência a medida judicial. “Essa decisão do Alexandre de Moraes não existe”, afirmou. “Isso é um arbítrio total.”

O jurista também pediu ao presidente do Senado, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que avance com o pedido de impeachment do juiz da Suprema Corte. Ao presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), dirigiu críticas: “Omisso”.

“Senador Davi Alcolumbre, não é possível que o senhor não esteja enxergando o que está acontecendo em nosso país”, disse o ex-desembargador. “A paz de nosso país depende do senhor, da sua atitude agora. Se o senhor não tomar atitude, o povo vai tomar a dianteira.”

Conforme relatos, os manifestantes alternavam entre gritos de “Omisso, omisso”, para Motta, e o canto do Hino Nacional brasileiro.

Sebastião Coelho critica Moraes e o Judiciário

sebastião coelho
O desembargador aposentado Sebastião Coelho | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O magistrado aposentado também mencionou casos recentes que envolvem decisões de Moraes. Entre elas, a imposição de tornozeleira eletrônica ao senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a situação do ex-deputado Daniel Silveira, internado depois de cirurgia.

“Hoje [segunda-feira 4], ele [Moraes] colocou uma tornozeleira num senador da República”, afirmou Coelho. “Isso é inadmissível, nós não podemos aceitar isso como sendo uma normalidade. Daniel Silveira está para perder uma perna pela conivência também dos demais ministros que concordaram com a decisão de Alexandre de Moraes. Hugo Motta, você é um omisso. Você é um omisso, você é um pequeno.”

Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste

Com 70 anos, Sebastião Coelho é natural de Santana do Ipanema (AL) e construiu sua trajetória no Judiciário do Distrito Federal, onde foi juiz e desembargador do TJDFT. Em 2022, renunciou ao cargo de vice-presidente e corregedor do TRE-DF em protesto pela posse de Moraes na presidência do TSE, sob o argumento de que o ministro teria feito uma “declaração de guerra ao país”.

Depois da aposentadoria, Coelho atuou como advogado na defesa de réus ligados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Durante sustentação oral no STF, disse que os ministros da Corte eram “as pessoas mais odiadas deste país”. Além disso, integrou a equipe de advogados do ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins, mas deixou a função em abril por questões de saúde. Em junho, filiou-se ao Novo e agora planeja disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal em 2026.

1 comentário
  1. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    SÓ VÃO SOBRAR OS MANÉS ??? Entendem agora os motivos pelos quais Tarcisio está quieto? Caiado se expõe mais porque na política há quarenta anos conhece o caminho da podridão e o temem OU a oposição se une já fez isto no Ceará que o bando PeTralha e capachos fizeram segundo mais pobre pela RPC do país, na Bahia ressuscitam ACM no filho … é pau, é pedra, é FUMO e o fim do caminho em insana e fratricida guerra e quem sobreviver verá.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.