publicidade
Política

Deputado cobra PF sobre possível presença de terrorista na Alesp

Luiz Philippe de Orleans e Bragança quer que Polícia Federal apure suposta entrada no país de assassino de motorista israelense

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) encaminhou nesta terça-feira, 22, ofício à Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) em São Paulo pedindo apuração urgente sobre a possível presença, em território nacional, de Nael Barghouti, também referido publicamente como Nael al-Barghouti. O nome, segundo a assessoria do parlamentar, teria sido anunciado em evento com registro em agenda pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

No documento, o congressista alerta para a gravidade do caso e solicita providências imediatas diante do histórico internacionalmente atribuído ao indivíduo. Segundo o ofício, Barghouti é apontado em reportagens internacionais como condenado em Israel pelo assassinato de um motorista de ônibus em 1978, posteriormente libertado em troca de prisioneiros, reencarcerado em 2014 por retorno a atividades ligadas ao terrorismo e deportado ao Egito em 2025.

Receba nossas atualizações

Deputado cita “homenagem ao prisioneiro palestino”

O deputado também registra que a agenda pública da Alesp indica, para esta data, a realização do evento “Homenagem dia do prisioneiro palestino”, no Plenário Dom Pedro I, das 19h às 22h, com informações de que o referido nome estaria entre os presentes.

O parlamentar solicitou que a PF verifique, com a máxima urgência, de que forma teria ocorrido o eventual ingresso do estrangeiro no Brasil, qual é sua atual situação migratória, se sua permanência é regular e se há alertas, difusões, comunicações policiais internacionais ou registros de cooperação internacional que exijam atenção especial das autoridades brasileiras.

Leia também: “O ódio do PT a quem quer prosperar pelo trabalho”, reportagem publicada na Edição 318 da Revista Oeste

O ofício também pede que, caso a presença no país seja confirmada, especialmente no Estado de São Paulo, a PF adote medidas cabíveis de acompanhamento, avaliação de risco e monitoramento, além das providências administrativas ou policiais necessárias à preservação da ordem pública, da segurança nacional e da regularidade migratória.

A iniciativa, segundo o parlamentar, busca reforçar a vigilância institucional diante de casos que possam envolver risco à segurança pública, à soberania nacional e ao controle migratório. Ao acionar a Polícia Federal, Luiz Philippe sustenta que o episódio, se confirmado, indicaria falha de fiscalização e exigiria resposta imediata.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.