publicidade
Política

Depois de intensificar fisioterapia, Bolsonaro faz caminhada no hospital; vídeo

Ex-presidente está com a pressão controlada, mas ainda não tem previsão de alta médica da UTI

Bolsonaro 20-04-25
Bolsonaro segue em recuperação pós-operação no intestino | Foto: Reprodução/DF Star

Sem previsão de alta da unidade de terapia intensiva (UTI), Jair Bolsonaro tem intensificado a fisioterapia motora e as medidas de reabilitação. A decisão partiu da equipe médica do DF Star, depois de o ex-presidente apresentar uma alteração na pressão arterial. 

De acordo com o boletim deste domingo, 20, a pressão de Bolsonaro já foi controlada. Em um vídeo do início da tarde, o presidente de honra do Partido Liberal aparece fazendo caminhadas pelo hospital.

Receba nossas atualizações

Além das caminhadas, Bolsonaro faz outras atividades físicas e conversa com os profissionais do DF Star. Conforme o boletim, o ex-chefe do Executivo apresenta “boa evolução clínica”. 

“Continua em jejum oral, com nutrição parental exclusiva”, informou a equipe médica. “Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O boletim é assinado pelos profissionais:

  • Cláudio Birolini — médico-chefe da equipe cirúrgica;
  • Leandro Echenique — cardiologista;
  • Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior — coordenador da UTI do DF Star;
  • Brasil Caiado — cardiologista;
  • Guilherme Meyer — diretor-médico do DF Star; e
  • Alisson Barcelos Borges — diretor-geral do DF Star.

A cirurgia de Bolsonaro

No último domingo, 13, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para reverter um quadro de suboclusão intestinal. Trata-se de uma obstrução que impede a passagem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.

O ex-presidente passou mal durante uma agenda na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Ele precisou ser transferido de helicóptero para um hospital em Natal, capital do Estado, onde ficou internado até ser novamente transferido para realizar a intervenção cirúrgica em Brasília.

Bolsonaro
Bolsonaro passou por uma cirurgia no domingo 13 | | Foto: Reprodução/Redes sociais

Mais cedo neste domingo, Bolsonaro publicou uma nota no seu perfil no X, em que atualizou seu estado de saúde: “Hoje pela manhã retiraram o curativo na área dos pontos centrais para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda do meu abdômen”.

“Agradeço imensamente a todos que têm enviado orações e mensagens de apoio”, escreveu o ex-presidente da República. “Elas fazem diferença.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.