publicidade
Política

Democracia que não dá segurança ao povo é democracia só para bandidos

'O crime, organizado ou não, já venceu a guerra contra o país, essa é a verdade incontornável'

Rio de Janeiro, durante operação contra o Comando Vermelho, em 28/10/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociais
Rio de Janeiro, durante operação contra o Comando Vermelho, em 28/10/2025 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O verdadeiro ataque à democracia ocorreu nesta semana no Rio de Janeiro: criminosos acabaram de fechar eixos de ligação da cidade, como, por exemplo, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.

Foi uma retaliação à operação de terça-feira 28, realizada pelas polícias Civil e Militar, nos complexos do Alemão e da Penha, territórios do Comando Vermelho.

Receba nossas atualizações

Até agora, o saldo macabro é de 121 mortos, quatro deles policiais. Cento e treze criminosos foram presos e 91 fuzis foram apreendidos na operação que mobilizou 2,5 mil agentes.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Dado inédito e impressionante: os criminosos da facção usaram drones para lançar granadas contra policiais. Sim, drones; sim, granadas.

O governador Cláudio Castro foi bastante incisivo:

“Essa operação de hoje tem muito pouco a ver com segurança pública. É uma operação de Estado de Defesa. Para uma guerra dessa, que nada tem a ver com a segurança urbana, deveríamos ter um apoio maior e até das Forças Armadas. É uma luta que já extrapolou toda a ideia de segurança pública, e que está na Constituição. O Rio está sozinho nessa guerra.”

Advogados de Cláudio Castro dizem que delegado do caso descumpriu instrução normativa da Polícia Federal | Foto: Divulgação/Fotos Públicas
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro: discursos contra o crime organizado | Foto: Divulgação/GERJ/Via Fotos Públicas

Ausência de democracia para além do Rio

O Rio não está sozinho, nem as capitais do Nordeste, nem o resto do país. Todos estamos é muito mal-acompanhados por autoridades negligentes, condescendentes, incompetentes e mesmo cúmplices de assassinos, ladrões e traficantes, nos níveis municipal, estadual e federal. Se o governador do Rio fez jogo político-eleitoral com a sua declaração, a realidade não muda, apenas fica ainda mais escandalosa.

O crime, organizado ou não, já venceu a guerra contra o país, essa é a verdade incontornável. Operações como a desta semana são paliativas. Democracia que não dá segurança ao povo é democracia só para bandidos. Eles é que são soberanos.

Leia mais: “Territórios sequestrados”, reportagem de Isabela Jordão e Uiliam Grizafis publicada na Edição 294 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.