publicidade
Política

Defesa de Bolsonaro tem até as 20h34 para explicar suposto plano de fuga a Moraes

Polícia Federal acusou o ex-presidente da República de tentar pedir asilo político à Argentina

golpe bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, durante sessão na 1ª Turma do STF - 10/6/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu até as 20h34 desta sexta-feira, 22, para que a defesa de Jair Bolsonaro esclareça ao ministro Alexandre de Moraes um documento encontrado no celular do ex-presidente sobre pedido de asilo político à Argentina.

A Polícia Federal suspeita de um plano de fuga, já que Bolsonaro está em prisão domiciliar. Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro foram indiciados por coação em processo judicial e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. O documento afirma que o ex-presidente cogitou pedir asilo a Javier Milei.

Receba nossas atualizações

Moraes alegou haver sinais de descumprimento de medidas impostas pelo STF e risco de fuga, intimando a defesa a se manifestar em 48 horas.

Antes, o ex-presidente já havia “violado restrições”, ao exibir a tornozeleira eletrônica e dar entrevistas. O episódio levou à decretação da prisão domiciliar e a novas condições: autorização prévia para receber visitas (exceto advogados, médicos e familiares), proibição de uso de celular e impedimento de sair do país.

As acusações da Polícia Federal contra Bolsonaro

Bolsonaro, durante coletiva de imprensa sobre a licença de um os filhos, Eduardo 18/3/2025 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Bolsonaro, durante coletiva de imprensa sobre a licença de um os filhos, Eduardo 18/3/2025 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

A PF sinaliza que Bolsonaro tentou burlar ordens judiciais ao compartilhar, por WhatsApp, vídeos e mensagens sobre a manifestação de 3 de agosto e sanções da Lei Magnitsky contra Moraes, em mais de 300 envios. Também são investigados contatos indevidos com Braga Netto e aliados.

A defesa pediu revisão das medidas, alegando que o ex-presidente nunca foi proibido de dar entrevistas nem fazer discursos. O recurso ainda não foi julgado pelo STF.

Argentina afirma que não recebeu pedido de asilo

O governo da Argentina informou não ter recebido solicitação de asilo político por parte de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil. A informação é da CNN Brasil, que consultou fontes ligadas à Casa Rosada. Essas pessoas negaram qualquer registro ou tramitação de pedido de asilo feito por Bolsonaro ao governo argentino.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os agentes da PF encontraram no celular de Bolsonaro um arquivo — que está no aparelho desde fevereiro do ano passado — que contém um pedido de asilo ao governo argentino. O documento, conforme a análise de metadados, foi criado em 2023, antes mesmo de Bolsonaro ter ido à Argentina, em dezembro de 2023, na posse do presidente Javier Milei.

1 comentário
  1. ELIAS
    ELIAS

    Analisando o noticiário dos últimos anos, concluiu-se que após a condenação e prisão de Bolsonaro, aliás já decidida desde antes da posse do atual presidente, o 5TF e a PF poderiam ser reduzidos à uma fração pequena do seu tamanho atual haja visto que se ocuparam em tempo quase que integral ao escarafunchar a vida, os familiares, os celulares, computadores, os bolsos e bilhetes do ex presidente. Poderiam as duas instituições a entrar, tipo, em férias coletivas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade