publicidade
Política

De Toni volta à PGR e cobra impedimento de Toffoli no caso Master

Deputada diz que Paulo Gonet arquivou pedido anterior sem análise aprofundada e afirma que novos fatos reforçam risco de contaminação da relatoria no STF

A deputada federal Carol De Toni | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) | Foto: | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) apresentou um novo requerimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir o afastamento do ministro Dias Toffoli da condução de processos relacionados ao caso Banco Master. 

A iniciativa, também assinada pelos deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Adriana Ventura (Novo-SP), ocorreu depois de o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter declarado à imprensa que não teria sido formalmente provocado sobre o impedimento do magistrado no caso Master.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Os tentáculos do Master”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 305 da Revista Oeste

Nenhum dos outros ministros do STF tem se mostrado disposto a defender a permanência de Toffoli na relatoria do caso do Banco Master | Foto: Reprodução/Ascom STF
Nenhum dos outros ministros do STF tem se mostrado disposto a defender a permanência de Toffoli na relatoria do caso do Banco Master | Foto: Reprodução/Ascom STF

A parlamentar afirmou que a declaração não corresponde ao que foi apresentado anteriormente. De Toni disse que em dezembro de 2025 protocolou uma representação formal, acompanhada de provas e fundamentos jurídicos, mas o pedido acabou arquivado sem análise aprofundada do conjunto probatório. 

+ PGR arquiva pedido de impedimento de Toffoli no caso Master; entenda

Para De Toni, o tema permanece aberto porque, como sustenta no novo documento: “Impedimento de magistrado é matéria de ordem pública”. “Não perde validade com o tempo e pode ser discutido a qualquer momento, especialmente quando surgem fatos novos.”

O caso citado pela deputada envolve suspeitas e investigações em torno do Banco Master, cujo controlador, Daniel Vorcaro, é alvo de apurações que passaram a se conectar com discussões políticas e institucionais no Congresso, em especial no contexto da CPMI do INSS e do debate sobre a retenção de documentos e provas vinculadas ao banco.

Gonet arquiva pedido anterior

Paulo Gonet, durante sabatina no Senado - 12/11/2025 | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Paulo Gonet arquivou o pedido anterior apresentado pela oposição | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

No despacho da PGR que arquivou a primeira representação anterior, Gonet registrou que os parlamentares buscavam “oposição de arguição de impedimento e suspeição” para afastar Toffoli da relatoria de investigação que trata de supostas fraudes financeiras envolvendo a instituição. 

+ Ministros do STF defendem envio do caso Master à 1ª instância

No texto, Gonet mencionou como fato central “suposta viagem” na mesma aeronave em que estaria um advogado ligado à defesa de um diretor do banco. 

O procurador-geral concluiu que não haveria providências imediatas a serem tomadas e determinou o arquivamento: “Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”. 

Novo pedido de De Toni

No novo pedido, Carol De Toni afirmou que surgiram elementos adicionais e elenca fundamentos que se enquadram no artigo 252 do Código de Processo Penal. Entre os pontos, estão a menção a vínculos pessoais e societários envolvendo pessoas próximas ao ministro, além de episódios que levantariam dúvidas sobre a condução do caso.

A deputada sustentou que o debate não seria político, mas baseado em fatos verificáveis: “O que está em discussão não é opinião, é a preservação da imparcialidade judicial e da credibilidade do sistema de Justiça”. 

“Se o ministro não for considerado impedido, logo logo poderemos ver a anulação do processo e não é isso que queremos”, disse. “Iremos até o fim, seja por meio da CPMI ou de cobranças formais para trazermos à tona a verdade e para punir os envolvidos no maior escândalo bancário da história do Brasil.”

1 comentário
  1. Brasileiro
    Brasileiro

    Não é só impedimento. É preventiva mesmo aprendendo o passaporte.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade