publicidade
Política

Datafolha revela que 60% avaliam mal governo Lula no combate à corrupção

Pesquisa também mostra que maioria não confia no que o presidente fala

Lula
Segundo o Datafolha, 59% dos brasileiros avaliam como “péssimo ou ruim” o governo Lula no combate à corrupção | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O combate à corrupção tem sido uma fraqueza no governo Lula. Os dois primeiros mandatos do presidente foram marcados pelos escândalos do mensalão e de desvios na Petrobras.

Agora, com 11 meses de gestão no terceiro mandato, 59% da população considera “ruim ou péssimo” o governo do petista em relação ao combate à corrupção, segundo resultados da recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgados nesta sexta-feira, 8.

Receba nossas atualizações

O presidente mantém o deputado licenciado Juscelino Filho (União Brasil-MA) como ministro das Comunicações, mesmo depois dele ter sido alvo de operação da Polícia Federal (PF), em setembro, por suspeita de desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

De acordo com o recorte do levantamento do Datafolha, 23% consideram regular e apenas 15% acham “ótimo ou bom”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Na comparação com o primeiro ano do governo Bolsonaro, 50% opinaram o combate à corrupção como “ruim ou péssimo”, 29% acharam “ótimo ou bom” e 19% regular.

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste

Lula mal avaliado no combate à fome e miséria

De acordo com a pesquisa, Lula também foi mal avaliado no combate à fome e à miséria.

Para 40% da população, o governo do petista é “ruim ou péssimo” nesse quesito. A avaliação de 31% é “regular” e de outros 28% é de “ótimo ou bom”.

Em relação ao grau de confiança em Lula, 40% dos entrevistados disseram nunca confiar no que ele diz. Já 35% afirmaram confiar às vezes, enquanto 24% declararam sempre.

Lula
A pesquisa do Datafolha também revela que 40% dos brasileiros disseram nunca confiar no que Lula diz e 35% disseram que confiam às vezes | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Habituado a fazer pronunciamentos improvisados, Lula tem se tornado alvo de críticas até mesmo de apoiadores por gafes cometidas em declarações referentes a temas variados.

O Palácio do Planalto minimizou os resultados das pesquisas de opinião desta semana e aposta que os sinais de desgaste do governo Lula são temporários.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que os efeitos dos programas lançados pelo governo Lula ainda não chegaram a toda a população.

De acordo com o Ipec, a avaliação negativa do governo subiu cinco pontos percentuais em três meses: eram 25% os que tratavam a gestão como ruim ou péssima, índice que é de 30% agora.

+ Leia também: Lula decepciona quase 60% dos brasileiros, segundo Datafolha

Leia mais sobre:

13 comentários
  1. XY / XX
    XY / XX

    Isso é uma piada, NA VERDADE O POVO ESTA FAZENDO UMA CORRENTE DE PENSAMENTO POSITIVO, PARA VER SE ATE O FINAL DE 2024 O MOLUSCO ESTARA SEPULTADO . Todos os dias oramos LIVRA-NOS DESSE DEMONIO, FAÇA QUE RETORNE AO INFERNO, AMEM.

  2. Marlene de Souza Vaz
    Marlene de Souza Vaz

    Como é que um governo corrupto vai combater a corrupção? Em que lugar do planeta essa incoerência ocorre?

  3. Wilsom Bezerra
    Wilsom Bezerra

    Um governo que começou mal, no primeiro ano gastou mais do que arrecadou, não conseguiu zerar o Déficit, na Economia nada a comemorar, como será esses três anos que faltam,? Ao invés de trazer investidores para o País, está é fazendo dívidas com empréstimo.

  4. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Um governo esquerdopata formado por delinquentes corruptos obviamente não vai combater a corrupção. Em um país onde a honestidade se tornou um alto sacrifício e a corrupção passou a compensar, pois não há punição para os corruptos. Os políticos fazem uso desta ferramenta para tornarem-se milionários da noite para o dia.
    E os idiótas úteis que os elegeram continuam tendo os frutos de seu trabalho confiscado para pagar essa conta que nunca se paga, que continua crescendo com os continuos esquemas de engodo.

  5. PCC
    PCC

    Se o DataFolha falou isso, pode aumentar uns 20% esse número.

  6. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    A tal cirurgia no quadril até que repuxou a pele do rosto, mas o consumo de óleo de peroba só aumentou. E se 60% da população já avalia mal, imagine o índice quando os efeitos dos programas do desgoverno atingirem todas as pessoas. Parece que existe o ‘Mais Imposto, Minha Sina’.

  7. Francisco Medeiros
    Francisco Medeiros

    OQUE ESPERAVAM DE UM “EX-CONDENADO” POR CHEFIA DE CORRUPCAO COMO CHEFE DE ESTADO?

  8. Jair aparecido Moreira
    Jair aparecido Moreira

    O que esse povo esperava desse sujeito escroto?

  9. R Fortes
    R Fortes

    Agora virá o contorcionismo com pura desonestidade para a mídia desinformar: “que não é bem assim”.

  10. A-DDS
    A-DDS

    O Carniça Maldito faria o Brasil que presta feliz em duas possibilidades: 1- de volta na cadeia para apodrecer. 2- A sete palmos de profundidade.

  11. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    60% avaliam mal, o restante já tinham certeza que esses corruptos e bandidos iam por em prática a bandidagem !!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.