publicidade
Política

Damares lamenta ausência do Brasil na ‘construção da paz’ em Gaza

Senadora critica governo Lula por alimentar conflitos no Oriente Médio

O presidente Donald Trump se encontra com famílias de reféns e ouve suas histórias em Jerusalém; Brasil ausente, segundo senadora | Foto: Reprodução/Twitter/X
O presidente Donald Trump se encontra com famílias de reféns e ouve suas histórias em Jerusalém; Brasil ausente, segundo senadora | Foto: Reprodução/Twitter/X

A senadora Damares Alves (Republicanos/DF) manifestou nesta segunda-feira, 13, seu descontentamento com a ausência do Brasil na cerimônia internacional que celebrou o fim do conflito em Gaza. Em discurso no plenário do Congresso Nacional, em Brasília, a parlamentar afirmou principalmente que o país não participou da construção da paz na região, ao contrário de outras nações presentes.

“Eu vi a entrevista do presidente Trump, várias autoridades mundiais, Israel, a forma como o presidente Trump foi recebido no Parlamento, líderes mundiais, mas eu não vi o meu Brasil. O meu Brasil não fez parte desse momento histórico. Lamentavelmente, poderíamos estar lá hoje ajudando a construir esse processo de paz”, disse Damares.

Damares: governo Lula afastou tratado de paz

A senadora ainda criticou o posicionamento do governo Lula da Silva em relação aos discursos apresentados na cerimônia. Segundo Damares, os petistas afastaram a possibilidade de um tratado de paz. “Os discursos que saíram desta nação deixaram cada vez mais o tratado de paz longe de uma realidade”.

No discurso de um minuto e meio que reproduziu em seu perfil no Twitter/X, a senadora elogiou a atuação do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela destacou o papel do conservador na busca pela paz no Oriente Médio.

Leia também: “Lula joga damas, Trump xadrez”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 291 da Revista Oeste 

“Que saudade do presidente Jair Bolsonaro, que por quatro anos lutou pela paz naquela região. Eu fui ministra dele, eu sei do que estou falando. Um homem que amava Israel, mas também respeitava a Palestina”, afirmou. A parlamentar acrescentou. “Se ele estivesse no poder hoje, estaria ali em Tel-Aviv, celebrando a paz na região, porque é isso que ele queria e é isso que ele quer”.

Damares, sobre Bolsonaro: 'Se ele estivesse no poder hoje, estaria em Tel Aviv' | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Damares, sobre Bolsonaro: ‘Se ele estivesse no poder hoje, estaria em Tel-Aviv’ | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Damares ainda destacou a angústia do ex-presidente diante da situação atual: “Fiquei imaginando a sua angústia de estar preso injustamente, sem ter cometido crime algum, assistindo ao mundo celebrar a paz, e a sua nação não participar da construção desse momento”.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Lula tá preocupado com a Venezuela,Guiné equatorial, carnaval.

  2. Dorival Gomes de Sá
    Dorival Gomes de Sá

    Bom dia. Embora o Brasil não estava representado formalmente por alguém do governos, a Nação Brasileira lá estava de coração e alma, solidária com a Nação de Israel. Os povos irmãos sempre serão solidários.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade