publicidade
Política

CPMI do INSS retoma atividades com o depoimento de Vorcaro

A oitiva na comissão está marcada para 5 de fevereiro, na mesma semana na qual termina o recesso legislativo

daniel vorcaro
Presidente do Banco Master, Daniel Vocaro | Foto: | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, será um dos primeiros depoentes no retorno das atividades da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme anunciado pelo presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a oitiva de Vorcaro está marcada para a próxima semana. No mesmo dia deve ser ouvido Luiz Félix Cardamone Neto.

Receba nossas atualizações

“Comunicamos ao Brasil que Daniel Vorcaro e Luiz Félix Cardamone Neto foram convocados para comparecer nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, perante a CPMI do INSS”, publicou Viana no seu perfil oficial no X.

+ Toffoli retira documentos de Vorcaro da CPMI do INSS

O parlamentar ainda explicou que, em relação ao depoimento de Maurício Camisotti — apontado como uma das figuras centrais do esquema —, a comissão “atua para reverter o habeas corpus que, de forma provisória, garante o não comparecimento à CPMI”.

“A CPMI seguirá adotando todas as medidas legais cabíveis para assegurar que ninguém se esconda atrás de decisões provisórias e que os fatos sejam plenamente esclarecidos diante do povo brasileiro”, complementou.

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG) | Foto: Carlos Moura/Agência Senado
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana | Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Toffoli retira documentos de Vorcaro da CPMI do INSS

Em dezembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a retirada de documentos sobre o presidente do Banco Master da comissão. A deliberação reacendeu a tensão entre o Judiciário e o Congresso Nacional.

Leia também: “A desordem estratégica do governo na CPMI do INSS”, reportagem de Sarah Peres publicada na Edição 300 da Revista Oeste

A partir da decisão de Toffoli, a bancada do Novo e parlamentares da oposição protocolaram um pedido de providências ao ministro André Mendonça para que documentos obtidos a partir das quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro sejam devolvidos à comissão. 

O requerimento foi apresentado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), líder do partido na Câmara, e tem como signatários a deputada Adriana Ventura (Novo-SP), o deputado Luiz Lima (Novo-RJ), o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE). 

Na peça, os parlamentares sustentaram que “não há investigação séria possível quando provas legalmente produzidas por uma CPMI são retiradas do seu alcance e ficam indefinidamente bloqueadas” e afirmam que “a decisão do Ministro Toffoli representa mais uma interferência indevida do STF no exercício das prerrogativas do Poder Legislativo”.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    Nikolete, igreja lagoinha, valadão, Vorcaro, cunhado e demais bandidos enrolados nessa CPMI torcendo para que investigações não avancem ..

  2. Paulo César Pinto de Souza
    Paulo César Pinto de Souza

    Infelizmente o nosso país entrou no sistema corrupto do governo do PT. É endêmico. Assim foi no mensalão, petrolão e tantos mais, iniciado por esse partido podre, junto com sua militância. Rezar para o país extinguir essa porcaria esse ano.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade