publicidade
Política

Conselhos de medicina reagem à intimação de Bolsonaro em UTI

CFM e CRM-DF citam normas da Anvisa e regras hospitalares para restringir acesso a pacientes em estado grave

bolsonaro
Bolsonaro segue internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília | Foto: Reprodução/X/@jairbolsonaro

O Conselho Federal de Medicina (CFM) afirmou, nesta sexta-feira, 25, que o acesso a unidades de terapia intensiva (UTIs) deve seguir normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A manifestação ocorreu depois de uma oficial de Justiça intimar o ex-presidente Jair Bolsonaro dentro da UTI na quarta-feira 23. Ele está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde 13 de abril.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Em nota, o CFM listou exigências como autorização prévia da equipe médica, visitas em horário restrito e respeito a protocolos sanitários. O órgão afirmou que as normas da Anvisa se aplicam a todos, inclusive a agentes públicos em ações judiciais.

“O aumento no número de pessoas circulando nesses espaços pode comprometer a evolução clínica dos pacientes e aumentar o risco de infecções hospitalares”, diz o comunicado. “O CFM destaca que o desrespeito a protocolos técnico-científicos de acesso à UTI deve ser apurado pelos Conselhos Regionais de Medicina pelo risco que representa à saúde e à vida dos pacientes.”

Intimação de Bolsonaro: CRM-DF vai investigar conduta do hospital

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) informou que vai apurar a entrada da oficial de Justiça na UTI do DF Star. O hospital permitiu o acesso durante o cumprimento de intimação judicial relacionada à suposta trama golpista, pela qual Bolsonaro é réu.

Leia mais: “Intimação de Bolsonaro em UTI provoca repercussão internacional”

“O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal irá apurar os fatos ocorridos no Hospital DF Star, entretanto tais procedimentos são amparados pelo sigilo processual”, afirmou o CRM-DF em nota.

Leia também:

3 comentários
  1. Route 66
    Route 66

    Até que enfim essas entidades acordaram, mesmo havendo apenas um impacto simbolico.

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    BOLSONARO vai sangrar sob as garras da DITADURA ASSASSINA que por serviço mal feito não pode matá-lo vai prendê-lo? Não foi por acaso que o LADRÃO MOR do puteiro cazuziano disse a quem quis ouvir … Bolsonaro não será mais presidente do Brasil e seus sequazes tão ou mais criminosos quanto cuidam disto, que idiota !!!

  3. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Elegemos medíocres, ignorantes e oportunistas, quanto menos todos com trânsito livre entre corruptos. Esses colocam outros tantos iguais em postos chaves da República. Mantemos a leniência alta, a instrução em banho maria (matemática, física, química, ciências naturais e correlatas), ao passo que liberamos criminosos e incentivamos à crítica nas escolas via segregação social e luta de classes. Por fim, as FA são cooptadas, seus mais limitados e de caráter malformado são elevados à comandantes. O povo é traído por eles. O crime organizado toma conta. Débora e seus parceiros, nós, somos apenas consequência das misérias moral e intelectual que permitimos chegar aos Três Poderes da República!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.