publicidade
Política

Confederação aciona STF para garantir atleta trans em jogo em Londrina

A legislação da cidade paranaense não permite que homens que não se identifiquem com o sexo biológico participem de competições femininas

Atleta trans Tifanny Abreu | Foto: Reprodução/X
Atleta trans Tifanny Abreu | Foto: Reprodução/X

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a participação da jogadora trans Tifanny Abreu na Copa do Brasil de Vôlei, em Londrina (PR). A entidade acionou a Suprema Corte depois de a vereadora Jessica Ramos Moreno (PP), a Jessicao, apresentar um requerimento contra a atuação da atleta no jogo que vai ocorrer nesta sexta-feira, 27, no Ginásio Moringão.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A partida está programada para ocorrer às 18h30, entre os times Osasco (em que Tifanny atua) e Sesc-Flamengo. Os vereadores de Londrina aprovaram o texto apresentado por Jessicao por 12 votos a 4, horas antes da partida. A proposta deriva da Lei nº 13.770, de 2024, de autoria de Jessicao.

Em resposta, a CBV divulgou nota que reforça as medidas que estão sendo tomadas “para garantir a participação de atletas legalmente inscritos na Copa Brasil”.

A vereadora Jessicão, durante sessão na Câmara de Londrina | Foto: Devair Parra/CML

“A jogadora Tifanny Abreu, do Osasco São Cristóvão Saúde, está elegível a participar pelos critérios estabelecidos na política de elegibilidade de atletas trans da CBV”, afirmou a entidade.

Implicações da lei e histórico da atleta trans

A legislação aprovada prevê que o descumprimento pode resultar na revogação do alvará do evento e na aplicação de multa administrativa de R$ 10 mil. O texto da lei equipara sexo biológico a masculino ou ao feminino e impede a participação de atletas que se identificam de modo diferente.

Com 40 anos, Tifanny é a única mulher trans a atuar no vôlei feminino de elite brasileiro. A jogadora obteve autorização da Federação Internacional de Voleibol para jogar em campeonatos femininos.

Leia mais: “Como um atleta trans praticamente destruiu o vôlei feminino”, artigo de Lauren Smith publicado na Edição 248 da Revista Oeste

Jessicao reagiu à decisão da CBV. A Oeste, a parlamentar afirmou que os direitos das mulheres serão abandonados, caso o STF permita a participação de Tifanny na Copa Brasil de Vôlei. “A lei busca resguardar os direitos das mulheres”, afirmou. “Infelizmente, vivemos em um país injusto, onde é permitido a homens competirem contra mulheres, afundando sonhos de milhares de atletas. É inegável a força de um homem contra uma mulher.”

Leia também:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Se fosse um homem trans (mulher que se identifica como homem), haveria interesse em participar da equipe masculina? DUVIDO.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.