publicidade
Política

Comitiva da ministra da Cultura em Cannes tem 14 pessoas

Do grupo, 9 eram servidores e 5, atores convidados; pasta de Margareth Menezes justificou iniciativa como estratégia para 'promover o talento brasileiro'

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de palestra sobre Brasil e empoderamento feminino
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de palestra sobre Brasil e empoderamento feminino, em Cannes | Foto: Divulgação/Cultura/João Meireles

Sob o argumento de ampliar a presença cultural do Brasil no exterior, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, liderou uma delegação composta de 14 pessoas ao Festival de Cannes, na França.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Do grupo, nove eram servidores do ministério e cinco, atores convidados. Eles tiveram as passagens bancadas pelo governo, enquanto os servidores receberam diárias e hospedagem para estadias entre seis e 15 dias no país. O Ministério da Cultura não divulgou até o momento o valor total da viagem.

Leia também: “O computador vivo”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 269 da Revista Oeste

Em nota oficial, a pasta justificou a iniciativa como uma estratégia para “promover o talento brasileiro e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e França no campo da cultura e da economia criativa”.

Comitiva do Ministério da Cultura no Festival de Cannes

Ministra Margareth Menezes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio, inclui, além das sessões de cinema, o Marché du Film. O local é um espaço de negócios do setor audiovisual, com palestras e debates.

A presença da comitiva brasileira foi motivada pelo lançamento de O Agente Secreto, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, selecionado para disputar a Palma de Ouro.

O filme conta com Wagner Moura no papel principal, acompanhado de Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho. A produção de O Agente Secreto ocorreu com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao ministério.

A chegada da delegação brasileira a Cannes, destacada em publicação do Ministério da Cultura que superou 900 mil visualizações na rede X, recebeu diversas críticas. O vídeo mostra Margareth Menezes junto de artistas e convidados dançando frevo. “É assim que o Brasil sobe o tapete vermelho do grandioso Festival de Cannes”, posicionou-se o ministério.

A ministra Margareth Menezes permaneceu na França entre os dias 12 e 19 de maio, período em que participou de painéis sobre o setor audiovisual brasileiro. Ela manteve encontros com produtores e se reuniu com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati.

Entre seus acompanhantes, estavam a assessora especial, Teresa Cristina Fernandes, a chefe de comunicação, Gabriella Gualberto, a secretária de audiovisual Joelma Gonzaga e Daniel Tonacci, da Ancine.

Os cinco atores convidados – Hermylla Guedes, Kaiony Venâncio, Robério Diógenes, Carlos Francisco Oliveira e Laura Luiza Silva – atuaram como “colaboradores eventuais” do ministério, com funções de representação artística. Outros integrantes do elenco viajaram por iniciativa das produtoras envolvidas no filme.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Ais vergonha para o país , a roupa da cantora de axé estava horrível

  2. Leila marta Vieira Lima
    Leila marta Vieira Lima

    O Brasil perdeu o rumo. Reina a corrupção, a roubalheira e a gastança desenfreada as custas dos pagadores de impostos. A conta é nossa que estamos sobrecarregados de impostos e tentando sobreviver a cada dia.

  3. PCC
    PCC

    Como sabem que o brasileiro não reage perderam a vergonha de vez.

  4. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Passear e gastar o dinheiro do povo , essa é a retórica desse desgoverno corrupto

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.