publicidade
Política

Comissão da Câmara aprova 'busca ativa' de estudantes que estão fora da escola

Proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça

Sala de aula vazia da Escola Estadual na cidade de São Paulo
Sala de aula vazia da Escola Estadual na cidade de São Paulo | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 6, um projeto que institui a Política Nacional de Busca Ativa das crianças e jovens em idade própria para a educação básica obrigatória.

O objetivo é assegurar o acesso universal das crianças e jovens de 4 a 17 anos à educação básica obrigatória, compreendendo a educação pré-escolar, o ensino fundamental e o ensino médio.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

A proposta, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e não precisará passar pelo plenário.

“A proposta vem em momento oportuno, já que a evasão escolar está numa situação alarmante. Milhares de crianças em idade escolar já estavam ausentes das salas de aulas antes da pandemia de covid-19, e a tendência é que isso piore significativamente, devido às mudanças sociais decorrentes da crise econômica”, avalio o relator relator, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Ao apresentar o projeto, Professora Dorinha Seabra Rezende destacou que, em 2019, mais de 620 mil alunos abandonaram a escola, sendo 290 mil no ensino fundamental e 334 mil no ensino médio.

Estratégias

O projeto lista, entre as estratégias de busca por crianças e jovens em idade escolar, o recenseamento anual desse público; a formação, em estados e municípios, de comitês intersetoriais para a busca ativa, integrados por representantes das áreas de educação, assistência social e saúde; e a identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Pelo texto, a União prestará assistência técnica e financeira aos Estados e municípios para a implementação da política, e estes atuarão colaborativamente para colocar em prática as estratégias.

Caráter conclusivo

É o rito de tramitação pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do plenário.

O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

Com informações da Agência Câmara

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Preparar os jovens para um futuro decente e honesto é obrigatório para a preservação do ser humano! Constatamos hoje em dia que os “”Supremacistas da Minoria”” querem diminuir a população do mundo por todos os meios, vale tudo, da fome as “vassassinas”… Porque será?

  2. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Agradeça ao PT por tirar o Bolsa Escola. Uma das finalidades além de eleitoreira, era diminuir a evasão escolar. Era a condição para frequentar a escola. O PT praticamente tirou esta obrigatoriedade.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade