publicidade
Política

Coaf sai do Banco Central e vai para o Ministério da Fazenda

Órgão é responsável por investigar e combater corrupção no governo 

Haddad Bolsonaro PT
Coaf estará sob o guarda-chuva de Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda | Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O governo Lula divulgou, nesta sexta-feira 13, a MP 1.158/23 que determina que o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) responderá ao ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.

O órgão, responsável por prevenir e combater lavagem de dinheiro e corrupção, estava sob o comando do Banco Central.

Receba nossas atualizações

Durante o governo Bolsonaro, o COAF, que era liderado pelo ministério da Economia, chegou a ser transferido para o ministério da Justiça, na época liderado pelo ex-juiz e senador eleito Sérgio Moro (União Brasil-PR). Mas, logo depois, se tornou vinculado ao Banco Central, para o qual respondia até então. 

O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha feito duras críticas à primeira mudança, argumentando que o Coaf não deveria ficar sob “as ordens de um político”, fazendo referência a Moro. 

Com o anúncio de que seria feita a transferência da presidência do órgão, no governo Lula, Moro questionou, em redes sociais, “Qual seria o motivo técnico que levou o novo governo a transferir o COAF do Banco Central autônomo para o Ministério da Fazenda político?”. 

Na quinta-feira 12, quando anunciou medidas de “recuperação fiscal”, Haddad confirmou que o órgão de inteligência ficaria sob o comando da Fazenda.

Relacionadas

Leia mais sobre:

18 comentários
  1. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Seria uma das primeiras medidas a serem tomadas por um presidente tão chegado ao que cometeu e que o levou à condenação po 12 anos.

  2. Ricardo G. Filho
    Ricardo G. Filho

    Lembram-se quando QUALQUER mudança similar feita por Bolsonaro era imediatamente anulada pelos sinistros do STF? Onde está a Gazela Saltitante agora para fazer o mesmo pedido contra o PT?

    Pois é.

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Agora fica mais fácil encobrir as falcatruas do pt

    1. José Renato Santana Borges
      José Renato Santana Borges

      Motivo principal da mudança, encobrir as corrupções e os corruptos.

  4. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Investidores brasileiros…..sejam espertos dessa vez…realizem seus lucros imediatamente…. E parem de comprar ações….. deixem o mico com os estrangeiros. Retirem ANTES suas aplicações.

  5. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Aqui no Brasil é tudo nas coxas…. Como uma MP pode retirar um órgão de uma autarquia INDEPENDENTE???
    Qual a bruxaria argumentativa que vão “elaborar “ agora??
    Tudo amplamente “justificado pela narrativas cá na lhas da velharia imprensa….
    Quero os nomes de todos os deputados e senadores que deixarem passar essa MP

  6. Daniel
    Daniel

    Acertou o Haddad!! O COAF não pode ficar sob as ordens de um político!! Tem que ficar sob as ordens de instituições que idôneas e isentas !!! De preferência embaixo de um POSTE !!

  7. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Quero ver os nomes de todos os deputados que NÃO derrubarem essa MP….
    Quero ver também os nomes dos covardes que se ausentarem na votação…
    AVISO!,,
    Questão de tempo dessa quadrilha atacar a independência do BC

  8. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Uma boa providência para que o novo governo da “República Popular do Brasil”, possa agir livremente no “manuseio” dos dinheiros públicos. Meu consolo é saber que o governo que sucederá ao atual, certamente outro governo popular, vai encontrar os cofres vazios.

  9. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    PRONTO!!
    Começando a montar a nova estrutura de corrupção…. Em 1 ano…já vão ter dinheiro para comprar o congresso TODO.
    Depois reclamam que súplicamos às FOrcas Armadas

    1. Osmar Martins Silvestre
      Osmar Martins Silvestre

      Pena que as forças já demonstraram que “não estão nem aí” para o que aconteceu, para o que está acontecendo e para o que, certamente, vai acontecer. A bandeira vai mudar de cor. Eles vão se acostumar à nova cor.

  10. Marta R. Cavalcante
    Marta R. Cavalcante

    A mudança visa obter – ou ter sob controle para uso político – toda a movimentação financeira de bancos, empresas e pessoas físicas proeminentes. Sem falar que servirá para ocultar a movimentação de partidários do petismo. É um escândalo, considerando a absurda incompetência do atual ocupante do Ministério da Fazenda.

  11. Daniel BG
    Daniel BG

    Definição de MP:

    “A vigência das medidas provisórias publicadas no DOU é de 60 (sessenta dias), os quais podem ser automaticamente prorrogados por igual período se, dentro deste primeiro prazo, a MP não tiver a sua votação encerrada em ambas as casas legislativas do Congresso Nacional.”

    Torço muito para que os novos Congresso e Senado revertam mais esse roubo à nação.

  12. Ed Camargo
    Ed Camargo

    A trapaça esta em transformar um orgão que antes era responsável por prevenir e combater lavagem de dinheiro e corrupção, para o mesmo orgão Fazendo a lavagem de dinheiro e corrupção. Como sabemos no crime organizado petralha, a lavagem de dinheiro e corrupção são essenciais para seu sucesso

  13. Paulo
    Paulo

    Aloprados bisbilhotarão as vidas dos desafetos, ilegalmente.

    1. Osmar Martins Silvestre
      Osmar Martins Silvestre

      Bom, Paulo, mas disso eles não precisam. Já tem aliados muito fortes quebrando sigilos, fazendo busca e apreensão, ameaçando, intimidando… Eles já tem tudo o que precisam para calar todas as vozes dissidentes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade