publicidade
Política

CNJ aprova criação de contracheque único para o Poder Judiciário

Medida padroniza a divulgação de salários e verbas adicionais de juízes e acaba com folhas paralelas

Presidente Edson Fachin
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovaram nesta terça-feira, 26, por unanimidade, a criação de um contracheque único no Poder Judiciário. O ministro Edson Fachin, presidente do conselho, propôs a resolução. A medida padroniza o modo como os tribunais declaram as verbas adicionais e os salários dos juízes.

O CNJ discutiu o tema na sessão ordinária desta manhã. “A transparência não é uma ameaça ao Poder Judiciário”, disse Fachin. “Ao contrário, ela é o nosso maior escudo. Mostrar à sociedade o que recebemos com clareza é a melhor forma de defender a nossa legitimidade e aumentar a credibilidade.”

Receba nossas atualizações

A resolução cria um padrão nacional para as rubricas de pagamento no sistema de Justiça. No modelo atual, cada instituição define o nome e a forma de divulgação dos pagamentos.

+ Entenda o que é Política em Oeste

O texto, portanto, extingue as “folhas paralelas”, que divulgam salários e penduricalhos em páginas separadas. “Com isso, cada magistrado passará a receber um único contracheque mensal, contendo de forma clara, discriminada e consolidada todas as parcelas remuneratórias, indenizatórias, descontos obrigatórios e eventuais passivos funcionais”, informou o CNJ, em nota.

Judiciário tem dois meses para se adaptar a contracheque único

Os órgãos do Judiciário têm 60 dias para a adaptação. Depois do prazo, os tribunais devem enviar os dados integrados ao CNJ. A resolução permite que a Corregedoria Nacional de Justiça requisite informações, acesse sistemas, suspenda pagamentos indevidos e instaure procedimentos de controle.

A medida fortalece a fiscalização do CNJ por meio do acompanhamento contínuo das folhas de pagamentos. O conselho votou a proposta depois de decisões recentes do Supremo Tribunal Federal. A Corte restringiu o pagamento de penduricalhos e impôs maior controle aos supersalários no Judiciário.

1 comentário
  1. Denis R.
    Denis R.

    Sugiro a utilização de uma folha de papel A3 com uma fonte tamanho 10! Com certeza vai caber tudo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade