publicidade
Política

Ciro Nogueira nega apoio de Bolsonaro e Torres ao 8/1

Em depoimento ao STF, o senador afirma que ‘nunca’ houve discussão sobre golpe e que as orientações foram para realizar ‘a transição da melhor forma possível’

Ciro Nogueira
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro | Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta sexta-feira, 30, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza o penúltimo dia de oitivas das testemunhas dos acusados de suposta tentativa de golpe de Estado. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), que foi ministro da Casa Civil na gestão Bolsonaro, prestou esclarecimentos à Corte. 

Ciro Nogueira foi arrolado como testemunha das defesas de Jair Bolsonaro, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ao ser indagado sobre a suposta tentativa de golpe, o parlamentar negou que o assunto tenha entrado em pauta no governo passado ou que tenha havido apoio às manifestações do 8 de janeiro de 2023. 

Receba nossas atualizações

“Nunca aconteceu isso”, afirmou o senador, ao ser indagado em relação à narrativa do golpe. “Todas as orientações foram para que eu fizesse a transição da melhor forma possível.”

Bolsonaro pronunciamento
Ciro Nogueira (esq) foi ministro da Casa Civil no governo de Bolsonaro (dir.) | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

+ Ao STF, Tarcísio diz que Bolsonaro nunca falou em golpe

Em 2022, Bolsonaro designou o então ministro da Casa Civil para liderar a transição de governo. Ciro Nogueira chegou a destacar que o ex-presidente “ficou um período deprimido e teve um problema de saúde e teve que se recolher no Palácio do Alvorada”. 

“Lá eu falava com ele, mas não era nada que ele tivesse que despachar, até porque ele já tinha me dado o comando da transição”, explicou. “Eu falava com ele do que estava ocorrendo. Algumas situações até nos decepcionaram, da falta de interesse pela situação do país (por parte do governo Lula). Foi tudo dentro do normal.”

Bolsonaro e Torres não têm envolvimento com 8/1

Anderson Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando ocorreram as manifestações de 8 de janeiro | Foto: Reprodução/Instagramqandersontorresoficial

Ao ser indagado pela defesa de Anderson Torres sobre o envolvimento do ex-ministro da Justiça e de Bolsonaro com os atos de 8 de janeiro, Ciro Nogueira também o negou.

O senador chegou a destacar que Torres “estava até fora do Brasil” no dia. “Ele era um ministro zeloso, que sempre interagia conosco da melhor forma possível, então era uma pessoa bem competente”, afirmou.

Questionado se Bolsonaro teria algum fato que o ligasse à manifestação ou que tivesse incentivado os atos, o parlamentar afirmou: “De forma alguma”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade