A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) apresentou um requerimento de informação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que solicita esclarecimentos sobre a origem da carne de paca mencionada pela primeira-dama, Janja, em vídeo divulgado no último domingo, 5. Na ocasião, a mulher do chefe do Executivo disse ter preparado um banquete para ambos almoçarem.
No requerimento, apresentado nesta sexta-feira, 10, a parlamentar pede esclarecimentos sobre a origem da produção da carne, se é de estabelecimento legalizado e se houve verificação de documentação legal.
Receba nossas atualizações
+ Entenda o que é Política
“A legislação ambiental brasileira impõe restrições expressivas à utilização e comercialização de animais silvestres”, justifica a deputada. “Admitindo exceções apenas mediante cumprimento de requisitos formais e documentais rigorosos.”
No Brasil, a carne de paca é uma iguaria de comércio legalizado. O preço do quilo da carne pode variar de R$ 130 a R$ 300.
“Assim, a afirmação pública de legalidade da origem do produto não pode se sustentar em declarações genéricas, exigindo, necessariamente, respaldo em documentação verificável”, diz o requerimento da parlamentar.
Leia também: “Lula diz que Trump não faria ameaças se conhecesse ‘um nordestino nervoso’”
Em vídeo publicado nas redes sociais, De Toni lembra que a carne preparada por Janja é de um animal silvestre. Afirma também que é necessária uma autorização especial para poder consumir carne de paca.
“Cadê o Ibama? Cadê os órgãos ambientais para fiscalizar se esse animal foi realmente feito de forma legal?”, questiona a deputada.
Segundo a parlamentar, a Secretaria de Comunicação da Presidência tem o prazo de 30 dias para apresentar os esclarecimentos.
Carne de paca
O vídeo divulgado no último domingo mostra Janja preparando a carne de paca para um almoço no Domingo de Páscoa.
“Essa paca ficou dois dias no tempero”, diz a primeira-dama, no vídeo. Em seguida, descreve mais sobre o preparo da carne.
Lula também aparece no vídeo e, depois de comer a carne, diz que “duvida, em algum lugar do país, alguém já ter comido a carne de paca” como a que ele consumiu.
Leia também: “Flávio aparece à frente de Lula em eventual 2º turno, segundo Datafolha”





































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.