publicidade
Política

Bancada do agro critica decisão de Dino sobre desapropriação de terras

De acordo com a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), parecer do ministro é injusto com proprietários de boa-fé

flávio dino
O ministro Flávio Dino, durante cerimônia na qual tomou posse como membro do STF | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

A recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, autoriza a desapropriação de imóveis rurais atingidos por incêndios ou desmatamento ilegal. A medida gerou críticas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Em nota oficial, a agremiação defende o combate rigoroso aos crimes ambientais, mas ressalta a importância de respeitar o devido processo legal e os princípios constitucionais.

Receba nossas atualizações

Conforme a decisão, propriedades envolvidas em atividades ilícitas serão incorporadas ao patrimônio da União, caso o envolvimento do proprietário seja comprovado.

A FPA argumenta que o tema já está em discussão no Congresso Nacional, com foco em responsabilizar os infratores e proteger o meio ambiente. Contudo, a bancada considera injusto penalizar proprietários de boa-fé sem investigação adequada.

Impactos e justificativas da decisão de Dino

Segundo o deputado federal Evair de Melo, o processo contra Bolsonaro ‘não tem o mínimo respeito ao devido processo legal’ | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado Evair de Melo faz parte da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Ao jornal Gazeta do Povo, o deputado Evair de Melo (PP-ES) criticou a decisão, apontando a falta de critérios técnicos claros e garantias de defesa. Em 2024, o Brasil registrou o maior número de queimadas desde 2010, motivando o Congresso a discutir propostas para endurecer punições contra incêndios criminosos.

A FPA busca aprovar projetos que aumentem as penas para crimes ambientais relacionados a incêndios, mas as propostas aguardam votação.

O ministro Flávio Dino justificou sua decisão afirmando que o uso de recursos públicos para combater incêndios e desmatamento ilegal impõe uma penalização dupla à sociedade.

Também à Gazeta, a advogada especialista em regularização agroambiental, Rebeca Youssef, destacou que a desapropriação deve ocorrer com indenização justa e prévia, cujo procedimento depende de regulamentação pela União.

Outros detalhes da ação

A iniciativa do STF é uma resposta à ADPF 743, proposta pelo partido Rede Sustentabilidade, com apoio de organizações como WWF, Instituto Socioambiental, Greenpeace e Observatório do Clima.

O tribunal também reforçou a obrigatoriedade do uso do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR) para autorizar a supressão de vegetação, crucial para monitorar e controlar o uso dos recursos florestais.

Além disso, o STF estabeleceu um prazo para que a União se manifeste sobre a possível subutilização de recursos do Ibama e ICMBio em 2024. Outra exigência é a apresentação de informações sobre o progresso na digitalização dos registros imobiliários rurais no país.

Com a decisão, a União e os Estados citados devem apresentar planos e relatórios detalhados sobre as medidas adotadas para garantir a plena execução do acórdão já transitado em julgado.

+ Leia mais sobre o Agronegócio em Oeste

1 comentário
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Tá certo, desapropria e repassa a que entende de plantio, de manejo na pecuária , de produtos orgânicos ,etc… Ou seja , dentro de pouco tempo haverá um acampamento do MST para salvar lavoura desse brasilzinho

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade