publicidade
Política

Ataque hacker afeta a plataforma gov.br

O governo apura o tamanho do prejuízo

Para tentar coibir os ataques, o governo passou a cobrar o uso de certificação digital emitido pelo Serpro — empresa pública da área de tecnologia, para autorizar o acesso ao Siafi | Foto: Reprodução/Freepik
Para tentar coibir os ataques, o governo passou a cobrar o uso de certificação digital emitido pelo Serpro — empresa pública da área de tecnologia, para autorizar o acesso ao Siafi | Foto: Reprodução/Freepik

A falha na segurança que permitiu o ataque hacker ao sistema de administração financeira do governo federal, o Siafi, afetou as credenciais de servidores no gov.br. A Polícia Federal (PF) apura possíveis impactos em outros órgãos públicos. O Planalto tomou medidas de segurança nesta segunda-feira, 22.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O governo apura o tamanho dos valores que podem ter sido desviados pelos criminosos. Ainda não há informação oficial sobre o montante perdido nem quais órgãos foram alvo da ação. 

Para tentar coibir os ataques, o governo passou a cobrar o uso de certificação digital emitido pelo Serpro — empresa pública da área de tecnologia — para autorizar o acesso ao Siafi.

Leia também: “Polícia Federal denuncia tentativa de ataque hacker e suspende emissão on-line de passaporte”

O que se sabe até agora é que os invasores tiveram acesso a credenciais válidas do gov.br usadas por servidores habilitados a movimentar valores no Siafi.

Há suspeita de que foram efetuados pagamentos via Pix, depois do ataque hacker na plataforma gov.br

Hacker
Com a suspeita de desvio de dinheiro público, o departamento de crimes cibernéticos da Polícia Federal (PF) lidera as investigações do ataque | Flatart/Freepik

Os criminosos usaram esse acesso para tentar emitir ordens bancárias via Pix. Há suspeita de que foram efetuados pagamentos com substituição do destinatário original.

Leia mais: “PF indicia Carla Zambelli e hacker por invasão do site do CNJ”

Os invasores também usaram o acesso para alterar as senhas de outros servidores. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, técnicos observaram que o Siafi é um sistema complexo e pouco intuitivo. Para operá-lo, requer-se conhecimento especializado sobre a plataforma. 

Com a suspeita de desvio de dinheiro público, o departamento de crimes cibernéticos da PF lidera as investigações do ataque. A apuração se dá em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência.

Leia também: “Instituto Nacional do Câncer suspende serviços de radioterapia depois de ataque de hacker

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.