publicidade
Política

AGU recorre após Marco Aurélio Mello determinar Censo

Governo entende que decisão do ministro viola a separação de Poderes

Trabalhadores do Censo protestam pode demora nos pagamentos
Agente do IBGE em trabalho de campo | Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello que mandou o governo federal tomar as providências para realizar o Censo Demográfico. O caso começa a ser analisado no plenário virtual da Corte nesta sexta-feira, 7.

Em 28 de abril, o ministro atendeu a um pedido do governo do Maranhão. No recurso, a AGU pede ao tribunal que rejeite a ação ou permita a realização do Censo em 2022. Por lei, o levantamento deve ser feito a cada dez anos, mas o de 2020 foi adiado para 2021 em razão da pandemia e agora, por falta de previsão orçamentária, não está programado para ocorrer.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Contra Bolsonaro, MTST bloqueia vias em oito Estados”

Segundo a AGU, além das dificuldades em alterar o Orçamento, a retomada do Censo atrasaria o calendário de medidas que devem ser adotadas pelo IBGE antes da pesquisa. Uma nota técnica do próprio instituto aponta que os atrasos já não permitiram conduzir a pesquisa na data prevista do projeto original, 1º de agosto.

Para Marco Aurélio, o adiamento do Censo por falta de verbas viola a Constituição. A Advocacia-geral da União entende que a determinação, “ainda que externalize preocupação legítima, invade esfera privativa dos Poderes Legislativo e Executivo, violando os princípios democrático e da separação de Poderes”.

No recurso, a AGU lembra que o Ministério da Economia já afirmou que “a realocação de recursos para a realização do censo demográfico – estimado em cerca de R$ 2 bilhões – pode dificultar ainda mais o funcionamento da máquina pública”.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Ana Oliveira de Almeida
    Ana Oliveira de Almeida

    Cancele as lagostas e vinhos importados….

  2. Barros

    Mande Marco Aurélio arcar com os custos. Dinheiro não brota como capim não, seu juizinho do essetêefe!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade