publicidade
Política

Advogado de Daniel Silveira entra com habeas corpus no STF

Paulo Faria argumentou que medidas cautelares contra o deputado violam o direito à ampla defesa, ao contraditório e prerrogativas parlamentares

daniel silveira
O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) está na mira do STF e do Conselho de Ética da Câmara | Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Paulo Faria, advogado do deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-SP), entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 27, na tentativa de reverter uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Há dois dias, o juiz do STF atendeu a um pedido da subprocuradora da República, Lindôra Araújo, e determinou que Silveira use tornozeleira eletrônica, além de proibir o parlamentar de frequentar eventos públicos. Isso porque Silveira teria atacado a Corte durante um congresso conservador, em Londrina (PR).

Receba nossas atualizações

No habeas corpus, Faria sustenta que a decisão de Moraes contra Silveira violou prerrogativas parlamentares e o direito à ampla defesa e ao contraditório. “A Câmara deveria ter sido comunicada dentro de 24 horas sobre as medidas impostas, com deliberação em plenário, para ratificar ou não as medidas, pois interferem direta e indiretamente no exercício pleno do mandato, o que não foi feito”, argumentou o advogado de Daniel Silveira.

Faria citou ainda o artigo 282 do Código de Processo Penal, cujo parágrafo terceiro determina: “A decisão judicial de imposição de medidas cautelares que impossibilitem, direta ou indiretamente, o pleno e regular exercício do mandato parlamentar e de suas funções legislativas, serão remetidos dentro de vinte e quatro horas a Casa respectiva, nos termos do parágrafo segundo do artigo 53 da Constituição, para que, pelo voto nominal e aberto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão ou a medida cautelar.”

“Portanto, as medidas restritivas impostas são ilegais, ante as duas violações mencionadas”, justificou Paulo Faria. A Oeste, o advogado informou ainda que oficiou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para cobrar um posicionamento sobre o caso.

Leia também: “Aberração jurídica”, reportagem publicada na Edição 105 da Revista Oeste

9 comentários
  1. Mário Frota
    Mário Frota

    Cínico e vergonhoso é o presidente da Câmara dos Deputados, frente a tal ultraje ao poder que preside, ficar calado frente a tão aviltante desrespeito, permanecendo, de forma covarde e infame, de joelhos, com o rosto arrastando no chão, permitindo tão ultrajante violência contra um dos integrantes do legislativo nacional.

  2. Jorge Luis
    Jorge Luis

    A CÂMARA DOS DEPUTADOS DEVE OBSERVAR O DEVIDO TRATO CONSTITUCIONAL DISPENSADO A UM INTEGRANTE DA CASA. INDEPENDENTE DO POSICIONAMENTO POLÍTICO QUE POSSA TER A CASA DEVE SE POSICIONAR ABERTAMENTE, CASO CONTRÁRIO VEREMOS EM UM FUTURO PRÓXIMO O IMPEDIMENTO DO PRÓPRIO PRESIDENTE DA CÂMARA SOB ALEGAÇÕES SIMILARES. O MAL DEVE SER CORTADO NA ORIGEM, DO CONTRÁRIO TODOS OS OS PARLAMENTARES ESTARÃO EM RISCO, POIS ESTARÃO COMETENDO O CRIADO CRIME DE ATENTAR CONTRA A DEMOCRACIA.

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Quando um juiz despreparado e mal intencionado não cumpre a constituição fica difícil, o totalitarismo impera, estamos vivendo isso imposto por uma corte sem moral .

  4. Ana Paula F.
    Ana Paula F.

    Isso é perseguição, tem que continuar denunciando internacionalmente! Pelo menos ele deu a mensagem na tribuna que foi vista por todo o Brasil, até por quem defende a toga acima dos cidadãos, a verdade foi dita e quero muito agradecer ao Daniel S. a prisão dele é a prisão de todos os brasileiros porque estamos todos a mercê dessa “gente”, os “defensores da democracia” deles, né!! Só vale a democracia deles, o resto que se cuide ou vai preso!

  5. John Wayne
    John Wayne

    Esse deputado e outros criminosos sem crime, como o personagem do livro, O Processo, de Franz Kafka, só pode contar com o Pai, que nunca abandona os seus filhos. A lei? Bem, aí, é outra história muito complicada.

  6. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    Na realidade, o que se encontra perfeitamente assentado, é a cambada de canalhas, limitados e alienados militantes de esquerda sentados indevidamente nas cadeiras de Ministros de nossa Suprema Corte, produzindo a única coisa aptos a fazer e contrária às suas reais funções: pratica abusiva de crimes contra a população brasileira.
    A nós, ao Daniel, ao Jefferson, ao Alan, ao Oswaldo Eustáquio, e a quem mais vier, esse deles ódio ao contraditório, há quem defende a liberdade de expressão e possui capacidade cognitiva menos restritiva que a deles, os fazem cometer sucessivos crimes contra o País. No entanto, só nos enchem de orgulho, de satisfação, da certeza de estarmos no caminho certo!!!

  7. Daniel BG
    Daniel BG

    Continua sendo um absurdo a decisão monocrática de Moraes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade