publicidade
Política

A semelhança do novo presidente do PT com ministros de Lula

Edinho Silva assume a missão de comandar o Partido dos Trabalhadores depois de sofrer revés nas eleições municipais de 2024

Edinho Silva
Edinho Silva: ex-prefeito de Araraquara (SP) foi recentemente eleito presidente nacional do PT | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

No último domingo, 6, ocorreu a eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT), que definiu Edinho Silva como o mais novo presidente da legenda que, entre outras figuras, abriga o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. E o novo chefe do petismo tem um ponto em comum com pelo menos quatro ministros do atual governo federal: o recente insucesso eleitoral.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Edinho ganhou o desafio de ser o presidente do PT depois de sofrer derrota em seu domicílio eleitoral. Em 2024, ele, então prefeito de Araraquara (SP), apoiou a candidatura de sua ex-secretária de Saúde, Eliana Honain, também petista. A candidatura, entretanto, não deslanchou, e ela perdeu a disputa para Doutor Lapena, do Partido Liberal (PL) — sigla que tem Jair Bolsonaro como presidente de honra.

O fracasso em Araraquara não fez Edinho Silva perder o apoio de Lula. O presidente da República — assim como o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu — bancou a candidatura do ex-prefeito para o comando do petismo.

Presidente do PT se junta aos derrotados de Lula

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto com seu aliado, o prefeito Edinho Silva (PT), de Araraquara (SP) | Foto: Divulgação/Edinho Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto com seu aliado e novo presidente do PT, o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva | Foto: Divulgação/Edinho Silva

Mais novo presidente do PT, Edinho se junta ao time de perdedores que atuam próximo a Lula. Na Esplanada dos Ministérios, quatro pastas têm na chefia um político que sofreu rejeição dos eleitores em 2022.

  • Fernando Haddad — Ministério da Fazenda

Homem-forte das políticas econômicas do atual governo federal, Haddad, que também integra os quadros de filiados do PT, perdeu, no segundo turno, a disputa pelo governo de São Paulo. Foi superado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Antes disso, ele já havia sido derrotado em 2018, quando se candidatou a presidente da República no lugar de Lula, e em 2016, quando tentou se reeleger prefeito de São Paulo.

Leia mais:

  • Márcio França — Ministério do Empreendedorismo

Membro do PSB, França perdeu a vaga para o Senado por São Paulo em jogo nas eleições de 2022. Recebeu menos votos que o astronauta Marcos Pontes (PL), mas se livrou do desemprego ao ser nomeado por Lula para o Ministério de Portos e Aeroportos. Foi trocado por Silvio Costa Filho e acabou, como prêmio de consolação, deslocado, em setembro de 2023, para a então recém-criada pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

  • Simone Tebet — Planejamento e Orçamento

Concorrente de Lula e Bolsonaro na disputa presidencial de 2022, quando obteve pouco mais de 4% dos votos válidos, Simone Tebet (MDB) também integra a lista dos perdedores que ganharam vez no Executivo federal. Desde janeiro de 2023, ela responde pelo Ministério do Planejamento e Orçamento.

  • Alexandre Silveira — Minas e Energia

Em 2022, Alexandre Silveira falhou na tentativa de se reeleger senador por Minas Gerais. O que não foi, necessariamente, um problema para ele. Integrante do PSD, foi escalado para chefiar o Ministério de Minas e Energia.

A esse time se junta Edinho Silva. Com a promessa de tentar reconstruir o PT, ele pode acabar, conforme reportagem da Edição 277 da Revista Oeste, como… “O coveiro do PT”.

1 comentário
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esse sujeito tem muita coisa em comum com ex presidiário ambos tem o primário completo kkkk

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade