publicidade
No Ponto

Rogério Marinho vai ser o líder da oposição no Senado

Governo Lula vai enfrentar uma 'barreira' de ex-ministros do Bolsonaro

Marinho Lula
Segundo Marinho, o Senado perdeu relevância no cenário nacional | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro, será o líder da oposição no Senado. A escolha do parlamentar contou com a aprovação do Republicanos e do Progressistas, que formavam a base do governo Bolsonaro.

Marinho disputou a presidência da Casa, em 1° de fevereiro, contra Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Obteve 32 votos, contra 49 de Pacheco.

Receba nossas atualizações

O governo Lula vai enfrentar uma “barreira” de ex-ministros de Bolsonaro. A senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, será a nova líder do PP na Casa. Além disso, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil, vai comandar a minoria parlamentar.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, continua na liderança do PL, e o senador Antônio Mecias de Jesus (Republicanos-RR) vai liderar o Republicanos, partido dos senadores Hamilton Mourão (RS) e Damares Alves (DF), ex-vice-presidente e ex-ministra, respectivamente.

Juntos, o PL, o PP e o Republicanos formam um bloco com 22 senadores. Já os 28 parlamentares que integram a base do governo Lula, estão distribuídos entre o PT, PSD e PSD — o segundo maior bloco do Senado.

O MDB, União Brasil, Podemos, PSDB, PDT e o Rede formaram o maior bloco partidário da Casa, com 31 senadores. Ainda não existe a definição de um líder para a junção, mas o nome do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) pode ser o escolhido.

Relacionadas

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.