publicidade
No Ponto

Representante de Taiwan defende estreitar laços com o Brasil

Benito Liao pediu políticas mais flexíveis e falou sobre a importância de ampliar a cooperação econômica, tecnológica e educacional

benito liao - representante de taiwan no brasil - capa
Benito Liao é o representante do governo de Taiwan no Brasil desde novembro de 2023 | Foto: Divulgação/Escritório de Taiwan no Brasil

O representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao, defendeu, nesta quarta-feira, 8, o estreitamento das relações bilaterais entre os dois países.

Ele pediu que o governo do presidente Lula adote “políticas mais flexíveis” para aprofundar laços.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre os bastidores da política na coluna No Ponto

“Espero que o governo brasileiro possa adotar políticas mais flexíveis para aprimorar e aprofundar ainda mais os intercâmbios econômicos, tecnológicos, educacionais e até políticos entre Brasil e Taiwan”, declarou o diplomata durante evento promovido pelo think tank Monitor da Democracia, em Brasília. “Vamos trabalhar juntos.”

Liao também comentou as investidas da China. O regime comunista considera Taiwan — a Ilha Formosa — como parte de seu território e busca reunificá-la sob seu controle.

Leia mais:

O diplomata citou uma fala do ministro dos Assuntos Continentais de Taiwan: “A China exerce pressão contínua sobre Taiwan por meio de ameaças militares, repressão diplomática, coerção econômica e infiltração social. Além disso, para justificar sua reeleição, Xi Jinping estabeleceu dois objetivos principais: unificar Taiwan e substituir os Estados Unidos. Tais ações se tornaram a maior ameaça à paz mundial”.

Taiwan, Paraguai e Brasil

Presente no encontro, o senador Eduardo Nakayama, do Paraguai, destacou que a pressão diplomática da China sobre os países latino-americanos tem aumentado.

De acordo com o parlamentar, isso representa um desafio direto à autonomia política da região.

Nakayama lembrou que o Paraguai é o único país da América do Sul que mantém relações oficiais com Taiwan.

Ele defendeu, nesse sentido, a importância de preservar alianças com nações democráticas.

Diferentemente do Paraguai, o Brasil não mantém relações diplomáticas com Taiwan. Em recentes comunicados, o Ministério das Relações Exteriores reforça a postura de considerar a ilha parte do território chinês. Além disso, o governo brasileiro não usa Taiwan em seus comunicados. A gestão petista prefere, nesse sentido, se referir ao país insular como “Taipé Chinesa”.

Leia também: “Pigmeu diplomático”, reportagem de Augusto Nunes e Uiliam Grizafis publicada na Edição 285 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

2 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Pô, Taiwan, largue de ser mané, vai! Bostil é lacaio da China, que quer tomar Taiwan à força.

  2. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Vcs são uma democracia e querem estreitar laços com uma ditadura, com um Luladrão lacaio da China? Seus tolos!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade