publicidade
No Ponto

Presidente de CPI do MST pergunta se Sâmia 'quer hambúrguer'

Tenente-Coronel Zucco pediu que sua declaração fosse retirada das notas taquigráficas

Sâmia Bomfim
Depois do bate-boca, deputados da oposição, como Carlos Jordy (PL-RJ), compartilharam fotos de momento em que Sâmia come um hambúrguer | Foto: Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O presidente da CPI do MST, deputado federal Tenente-Coronel Zucco, perguntou à deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) se ela queria um “hambúrguer” ou um “calmante” para se acalmar durante a sessão desta quinta-feira, 3, do colegiado.

Na ocasião, José Rainha, um dos líderes da Frente Nacional de Lutas (FNL), prestava depoimento e reconhecia que possui “relações políticas fraternas” com Sâmia e que pediu a ela voto nas eleições de 2022.

Receba nossas atualizações

Então, Sâmia começou a falar com o microfone desligado — não era o momento de ela usar a palavra –, e Zucco a rebateu. Parlamentares da ala governista acusaram o presidente da CPI de “machismo” e de “gordofobia”.

A deputada Talíria Petroni (Psol-RJ) fez uma questão de ordem contra Zucco. “Se algum deputado cometer qualquer excesso deve ter punição disciplinar”, disse a parlamentar. “Não só o senhor, como outros deputados estão atacando deputadas eleitas. O senhor é presidente de uma CPI. Não tem vergonha de atacar deputadas eleitas?”

Zucco recebeu a questão de ordem da deputada e pediu que sua declaração fosse retirada das notas taquigráficas. Contudo, relembrou ataques anteriores proferidos por Sâmia.

Segundo o presidente da CPI do MST, ela já chegou a citar o nome do irmão dele, que faz tratamento contra um câncer, como sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal.

“Não é verdade que o senhor nunca foi indecoroso comigo”, rebateu a deputada. “A Procuradoria-Geral da República afirma isso. A PGR tem um inquérito aberto para apurar a conduta do senhor e do relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), a respeito das interrupções e agressões que se configuram como violência política de gênero.”

Depois do bate-boca, deputados da oposição, como Carlos Jordy (PL-RJ), compartilharam fotos do momento em que Sâmia come um hambúrguer. Jordy ainda disse que ela estava se “vitimizando”.

Conforme apurou Oeste, Sâmia Bomfim vai apensar os fatos ocorridos na sessão de hoje a um processo que a bancada do Psol abriu contra Zucco no Conselho de Ética. A ideia é reforçar um pedido de cassação.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade