publicidade
No Ponto

ONG que faltou à CPI recua e envia diretor para oitiva

Comissão quer explicações sobre unidades de conservação

cpi ongs
O presidente da CPI das ONGs, Plínio Valério, durante sessão na comissão - 15/08/2023 | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

Eduardo Humberto Ditt, diretor-executivo da ONG Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), prestará depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o terceiro setor na Amazônia, nesta terça-feira, 3.

Há duas semanas, a presidente do Ipê, Suzana Machado, faltou ao depoimento. A mulher alegou compromissos externos, entre eles, uma viagem à Bahia.

Receba nossas atualizações

O Ipê é responsável por criar unidades de conservação (UC). As UCs são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo poder público.

Amazônia
ONG que atua na Amazônia, e na mira da CPI, foi citada em diversos depoimentos como praticante de supostas irregularidades. Diretor deve dar explicações | Foto: Alexey Yakovlev

Plínio Valério (PSDB-AM), presidente da CPI, quer esclarecer o papel da ONG “como condutora do processo de criação de Unidades de Conservação no Baixo Rio Negro, inclusive como organizadora de outras ONGs participantes”.

O trabalho do Ipê envolveu a criação, iniciada em 2006, do Mosaico de Áreas Protegidas no baixo Rio Negro, uma gestão integrada de diversas unidades de conservação próximas.

Espera-se que a CPI vote um requerimento para convidar o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro.

Leia também: “Condenados à morte”, reportagem publicada na Edição 181 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.