publicidade
No Ponto

O tweet mais ridículo da semana (64)

O presidente Lula foi o vencedor

Em pé, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, mostra ao presidente Lula o mapa-múndi criado pelo IBGE | Foto: Ricardo Stuckert

Sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou o mapa-múndi, colocando o Brasil,literalmente, no centro do mundo. Lula respondeu, na sexta-feira 12, a publicação de um perfil que fazia meme do mapa-múndi feito pelo IBGE. O petista disse que a Terra é redonda.

Apoiadores do presidente endossaram a resposta dele, argumentando que por a Terra ser redonda, não há problema em alterar a localização dos países no mapa.

Receba nossas atualizações

O mapa, segundo do IBGE, tem a marcação dos países que fazem parte do G20 e que possuem representação diplomática brasileira. Além disso, tenta mostrar a forma “singular” que o país é visto por presidir, atualmente o G20.

Ex-deputado federal pelo Cidadania, Roberto Freire classificou a ação do IBGE como “pueril nacionalismo”. “No afã nacionalista não mediu esforços”, escreveu Freire. “Cortou grandes países, territorialmente falando, ao meio ou decepando partes e desprezou um velho mapa-múndi que todo mundo tem e é um igual mapa-múndi em todo o mundo.”

Nos mapas mundiais convencionais, a América do Sul fica à esquerda da África, que está no centro, e todas as outras regiões são mostradas como um todo. A versão do IBGE, no entanto, coloca a África à direita e muda a posição de partes da Rússia, da China e da Austrália, que aparecem com territórios cortados.

O presidente Lula foi o vencedor desta semana. Neste ano, o vencedor vai faturar o Troféu Geraldo Alckmin, com direito a um meme personalizado e um par de meias supimpas.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

12 comentários
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Estatística e geograficamente é mais uma grande besteira do PT. Não surpreende. Só é útil para desviar a atenção de assuntos mais incômodos.

  2. Christian
    Christian

    Esqueceram que Greenwitch é o marco Zero do Mapa Mundi.
    Proxima etapa do IBGE é colocar o Marco Zero em Brasília.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

  3. João Bosco dos Santos
    João Bosco dos Santos

    É por materia igual a esta que a populaçao desacredita das estatisticas, que o IBGE divulga,BRASIL ACIMA DE TUDO DEUS ACIMA DE TODOS

  4. Ed Camargo
    Ed Camargo

    A democracia deve ser algo mais do que dois lobos e uma ovelha votando sobre o cardápio do jantar ou a posição do Brasil no mapa-mundi. Quando você se torna um animal de sacrifício no altar de seus usurpadores algozes, você passa a ser a comida dos canibais. Portanto, é melhor morrer de pé e lutando, do que viver de joelhos submetido aos rigores da miséria sob o regime comunista, onde seus líderes vivem na opulência de mansões palaciais, desfrutando do melhor estilo de vida do país, enquanto o povo que paga a conta da extravagança e usurpação, passa necessidades e morre de fome.

  5. FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO
    FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO

    Como é o nome daquele regime onde o estado quer se apropriar de tudo, até mesmo do pensamento, e a cada chance que tem, gosta de reescrever a história igualando tudo e a todos aos seus princípios distorcidos? Ainda podemos responder ou precisamos pedir autorização ao comissário da verdade?

  6. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Ridículo no caso não é só o tuite mais a própria existência desse verme farsante falso.

    1. MNJM
      MNJM

      Essa corja de petista expondo o país ao ridículo. Governo de medíocres.

  7. Daniel
    Daniel

    Esse camarada do IBGE, o tal de Márcio sei lá das quantas, é um Maluco!!! Não pode dar certo um troço desses !?

  8. JACQUELINE GUADAGNIN
    JACQUELINE GUADAGNIN

    Agora só falta baixar as calça e mostrar que o furico também é redondo e pode ser usado como boca em certos casos, porque só sai merda!

  9. Rômulo Eustaquio Braga
    Rômulo Eustaquio Braga

    Não satisfeitos com alcance mundial das repercussões das declarações do Elon Musk ….temos ainda que passar por esse ridículo ser motivo de chacota mundial ….chega ! Já é hora de agirmos

  10. Andrew Webb
    Andrew Webb

    Esse mapa deveria ser massacrados pelo progressismo, não?? Tirou a África do centro (absurdo). Jogou a África pra direita (absurdo). E ainda pintou a África de branco (absurdooooo).

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade