Grupos de oficiais do Exército estão insatisfeitos com o atual comandante da Força, general Tomás Paiva. De acordo com militares ouvidos por Oeste, as divergências se espalharam por diferentes níveis da hierarquia e já levaram integrantes da caserna a recorrer à Justiça contra o próprio comandante.
Um dos fatores citados nos bastidores é a proximidade entre Tomás Paiva e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A relação entre os dois é considerada antiga dentro do meio militar. Em 2024, por exemplo, o comandante consultou o ministro antes de anunciar a escolha do general Richard Nunes para o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército. Na época, a consulta gerou desconforto em setores da Força, sobretudo pelo fato de a escolha ter sido discutida com um ministro do STF antes da formalização interna do comando.
Receba nossas atualizações
Tomás Paiva assumiu o Exército em janeiro de 2023. Ao longo da carreira, atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A partir dali, aproximou-se do entorno tucano, do qual Moraes fazia parte.
Exército dividido
Nos quartéis, a avaliação de parte dos oficiais é que a liderança atual não representa os interesses institucionais da corporação. “Existem dois Exércitos hoje”, afirmou à reportagem um dos militares. “Os generais do alto comando, que se autointitulam legalistas; os generais que vêm logo abaixo, defensores do Tomás; e o restante da tropa, que não confia em nenhum dos grupos.”
E não para aí. A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também desencadeou um movimento de insatisfação entre grupos de militares da ativa e da reserva. A percepção é de que oficiais-generais têm colaborado com o que os militares chamam de perseguição contra integrantes das Forças Armadas.
+ Saiba mais sobre os bastidores da política em No Ponto
A apreensão do celular do tenente-coronel Mauro Cid, em 22 de março de 2024, é citada repetidamente como o marco inicial do desgaste. De acordo com esses militares, Tomás Paiva teria autorizado a operação contra Cid, o que permitiu a coleta das informações que estavam no aparelho. “A partir dali, começou a pescaria que acabou com a prisão e condenação ilegal de vários militares”, relata um oficial, sob condição de anonimato.
Militares contra Tomás Paiva
A insatisfação também se manifesta por meio da evasão militar. Oficiais relatam aumento significativo de pedidos de passagem para a reserva entre coronéis, além de casos de majores e capitães que optaram por abandonar a carreira militar.
Entre 16 de junho e 7 de julho de 2025, por exemplo, o Exército perdeu 12 oficiais, incluindo militares de patentes intermediárias e superiores. O volume de saídas é considerado atípico e alimenta a percepção de um processo de evasão dentro das Forças Armadas.
Esse movimento gerou preocupação entre oficiais mais antigos, que veem no fenômeno um sinal de desgaste interno e perda de confiança na atual condução do Exército.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].







































São muito lentos, só agora estão percebendo que seus comandantes escolheram o lado errado da História. A perda da honra para apoiar isso que está aí jamais será esquecida. As “forças armadas” se venderam e rifaram o seu povo.
Bando de melancias e bananas inúteis! Que se ferrem todos agora!
Eu pessoalmente acredito que esse Paiva – um pulha – tem o rabo preso. O problema é que os comandantes das demais forças estão no mesmo patamar de desmoralização perante os brasileiros de bem. E para piorar, os oficiais do Estado Maior seguem na mesma linha. Bando de pulhas que ignoram os juramentos feitos ao sairem das Academias e ao receberem os bastões de generalado.
NA FRENTE DO QG EM BRASÍLIA , VÃO TER DE COLOCAR UMA ESTÁTUA DE UMA MELANCIA GIGANTE , COM O NOME DESSE CANALHA !
JOGOU O NOME DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA LATA DO LIXO !
que se danem… traidores!!!
SE PREPAREM SOLDADOS HONESTOS!
Essa corja VAI fazer uma GLO para manter o Luladrtão …pois as eleições vão ser roubadas novamente.
PREPAREM-SE!! Nada de legalistas com regime e FA faccionado. SEM ANISTIA!
Melancias..só crescendo a barriga e enchendo o bolsso…espero que o Brasil nunca dependa desses para defender a tal soberania…ae é que ainda somos um povo soberano porque a China está aí dominando tudo e Paivão aos encontros com o imoraed.
Pobre de um País onde seu povo não confia mais em suas FFAA… Nem a própria tropa confia mais em seus comandantes. É o cúmulo da desmoralização institucional.
Mr PERFÍDIA! ele e todo alto comando e alguns generais ratazanas… faccionados!
E pensar que o EB já teve como comandantes os generais Vilas Boas, Fernando Bethlem, Valter Pires, Orlando Geisel, Mascarenhas de Moraes… Leais à Pátria!