publicidade
No Ponto

Haddad vai devolver onça de ouro à Arábia Saudita

Ato foi orientado pela Receita Federal

Haddad onça
A estátua de onça feita de ouro entregue pela Arábia Saudita ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai devolver, nesta segunda-feira, 31, uma onça de ouro à Arábia Saudita. Trata-se de uma orientação da Receita Federal.

Nesta manhã, Haddad recebeu o objeto do ministro do Investimento saudita, Khalid Al Falih, em São Paulo. Ainda não há uma avaliação do valor da estátua.

Receba nossas atualizações

“A oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado”, informou a Fazenda em nota. “Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro devolver a estátua à embaixada da Arábia Saudita em Brasília, o que será prontamente atendido.”

A pasta destaca ainda que, caso os sauditas queiram reenviar a onça a Haddad, devem cumprir os “trâmites exigidos pela legislação brasileira”.

A estátua de onça feita de ouro entregue pela Arábia Saudita ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo Foto: Reprodução

“O ministro Haddad agradece a visita do ministro de Investimentos da Arábia Saudita”, concluiu a Fazenda. “Hoje, Haddad teve a oportunidade de explicar pontos do plano de transição ecológica do governo brasileiro e de ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair”, concluiu a Fazenda.

Não é a primeira vez que um presente da Arábia Saudita faz os ânimos políticos animarem. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, é investigado por receber joias e outros objetos valiosos do mesmo país. Bolsonaro, no entanto, é acusado de desrespeitar os trâmites legais da Receita.

O ex-chefe do Executivo teria tentado retirar os presentes antes de viajar do Brasil até os EUA, em dezembro de 2022. Segundo a Receita, o valor total dos presentes estão estimados em R$ 5 milhões.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. José Arnon dos Santos Guerra
    José Arnon dos Santos Guerra

    As regras sobre brindes e presentes são confusas em toda a administração pública. Exemplificando: há muitos presentes que não podem ser devolvidos, como viagens caras; adulações de pressuposto mérito como honrarias; comidas e bebidas caras digeridas; shows realizados; etc. As Comissões de Ética ficam com a trincha na mão, porque têm que deliberar sobre coisas complicadas e aos montes, normalmente de gente importante, que influencia direta e indiretamente sobre seus trabalhos. Legislar sobre isso deveria ser simples, mas não é, porque todas as organizações internamente (e silenciosamente) reagem contra quem busca uma solução. Toda pessoa que recebe um presente caro deveria entender que, se ele é uma exaltação por seu cargo, deveria ser recusado, doado ou sorteado, caso não possa ser devolvido, porque sua integridade e sua honra também são valiosas e não podem ser negociadas.

  2. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Objetos e obras de artes, deveriam ficar no acervo do governo ou fazer um leilão e o valor arrecadado, destinar a instituição e hospitais de tratamento de crianças e adultos com câncer.

  3. Heraclius Serpa
    Heraclius Serpa

    Devolveu devido a recente e ridicula acusações ao Presidente Bolsonaro por irregularidades infundadas. Agora, ficaram com vergonha. Pergunta ao Lula Larapio o que faria?

  4. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Essa estátua não é de uma onça ou jaguar (Panthera onca) , é de um leopardo-árabe (Panthera pardus nimr) !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade