publicidade
No Ponto

Governo avalia clima no Senado para antecipar indicação de novo presidente do BC

Ideia da gestão petista é costurar um acordo para a sabatina antes de tornar público o nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Banco Central se pronunciou devido a apagão desta sexta-feira, 19 | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr. inflação
A proposta seria um "meio-termo" entre o que o governo Lula deseja e o que o relator e o BC querem | Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse nesta terça-feira, 6, que “todo mundo” no Banco Central (BC) “acha melhor” que o governo antecipe a indicação do novo presidente da autarquia, que vai substituir Roberto Campos Neto a partir de 2025.

Wagner, contudo, explicou que não adianta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipar a indicação e não houver um acordo nas comissões do Senado para a sabatina do novo nome.

Receba nossas atualizações

“Hoje, todo mundo no BC, mesmo quem está na direção, pelo que ouço, acha melhor indicar [agora], porque um BC trabalha com expectativas de futuro”, disse Jaques a jornalistas. “Quem está aí [Campos Neto] já vai sair. Então, não se sabe quem vai entrar… Então sigo quem? Se ele fizer a indicação, as pessoas [vão dizer] é a palavra desse aqui é a que está valendo.”

+ Leia mais sobre Política em Oeste

“Não tem prazo [para a indicação]“, continuou. “Não é nem o governo que quer antecipar, porque, se indicar, vai ter que indicar combinado na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] para fazer [a sabatina]. Se indicar, só adianta só adiante se for combinado para fazer a sabatina, se não, não resolve. Tem que combinar. Pelo que estou sentindo, a maioria das pessoas entende que é bom indicar antes.”

O acordo passa pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade