publicidade
No Ponto

Em festa de aniversário, Dirceu diz o que a esquerda precisa fazer para ficar no poder

Ex-ministro recepcionou cerca de 500 convidados, entre eles, a cúpula do PT no Parlamento e membros do alto escalão do governo

josé dirceu
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, durante discurso a convidados de sua festa de aniversário, em Brasília - 11/3/2025 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

Durante a sua festa de aniversário em Brasília, celebrada na noite da terça-feira 11, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse o que a esquerda precisa fazer para permanecer no poder.

Conforme o petista, a primeira etapa é unir o Psol, PV, PDT e PCdoB ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Todos, aqui, sabem que governamos em minoria”, constatou o ex-ministro de Lula, ao defender uma aliança em prol das bandeiras do PT. “Precisamos apoiar o governo do presidente Lula e cerrar fileiras com ele. A nossa agenda sustenta o Estado de bem-estar social e a democracia.”

Receba nossas atualizações

No discurso, Dirceu advertiu para supostas ameaças à soberania nacional vindas dos Estados Unidos. De acordo com o petista, Lula está “sitiado” por uma “conjuntura internacional” que envolve a “extrema direita brasileira”, as big techs e o presidente Donald Trump.

Por isso, os partidos “progressistas” e de centro precisam ainda se unir em defesa do que Dirceu chamou de “interesses nacionais”.

José Dirceu critica articulações da direita brasileira

jair bolsonaro donald trump
Os presidentes Jair Bolsonaro (à esquerda) e Donald Trump, durante um pronunciamento coletivo na Casa Branca – 19/3/2019 | Foto: Allan Santos/PR

Segundo o ex-ministro, a esquerda deve se atentar para os “perigos” que vêm do estrangeiro.

“O momento que nós vivemos no mundo é de temores da guerra, que estão batendo, como nas décadas de 1920 e 1930, que o fascismo da extrema direita vai tomando governos de vários países”, disse.

Dirceu mencionou a articulação de parlamentares de direita com o governo Trump.

“Vão aos Estados Unidos pregar a traição nacional, a intervenção dos Estados Unidos, das big techs nos assuntos nacionais”, observou.

Ataques à Operação Lava Jato

Para Dirceu, houve um rompimento do “pacto político democrático” em 2016, no impeachment de Dilma e com a Lava Jato. “Sonham com o Brasil de Trump e de Milei para romper o pacto social”, disse. “Nós somos herdeiros dessas lutas dos trabalhadores e nós temos uma responsabilidade histórica.”

O ex-ministro criticou também o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Para Dirceu, há “setores da direita” se aproximando de Freitas, por ver nele um futuro presidente.

“Não tenhamos ilusões com as intenções e os objetivos do bolsonarismo”, disse. “E o pior: setores da direita brasileira começam a dormir com o inimigo e apresentam o Tarcíso como se fosse uma alternativa ao bolsonarismo, quando, na verdade, ele é o próprio bolsonarismo. Para vencer as eleições de 2026, temos de governar agora. E todos, aqui, sabem que governamos em minoria.”

Leia também: “Em defesa dos criminosos”, reportagem publicada na Edição 176 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

12 comentários
  1. Maria Aparecida Teixeira
    Maria Aparecida Teixeira

    Um dos maiores corruptos com a ficha que foi limpa,é agora pode se candidatar o que quiser,e já o outro só porque se reuniu com embaixadores,ficou inelegível,o veio da havam que nada fez também está inelegível depois ainda tem gente que vem falar de democracia,só se for a relativa

  2. A-DDS
    A-DDS

    Não existem adjetivos qualificativos suficientes para definir esse sujeito. Há muito tempo já deveria estar no inferno..

  3. FORA LULA
    FORA LULA

    posso escrever minha opinião sobre o terrorista ou o ditador assassino não permite? melhor parar de escrever, no braziu não existe segurança jurídica para quem não é criminoso e assassino esquerdopata.

  4. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Tem que estar preso, espere o ano que vem, aproveite …..

  5. ELIAS
    ELIAS

    O ar está prenhe do medo que a esquerda exala diante da possibilidade de perder o poder, não obstante o “auxílio eleitoral” provido por tribunais acumpliciados. O que os apavora é constatar que os meios de comunicação, a elite artística e os intelectuais de whisky 12 anos nas mãos são suplantados em suas narrativas pelas redes sociais. O povo deixou de cair nos contos da carochinha.

  6. FATIMA
    FATIMA

    Dirceu é o cérebro que comanda a bandidagem da extrema esquerda no Brasil. É um câncer corrosivo perverso que tem o s4f nas mãos.

  7. MNJM
    MNJM

    Muita cara de pau desse sujeito , condenado por corrupção.
    Essa turma falando em democracia é surreal, apoiam todos os ditadores e fazem as mesmas práticas.
    Hipócritas.

  8. Inteligencia Artificial
    Inteligencia Artificial

    O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
    “…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
    • 20 milhões na União Soviética
    • 65 milhões na República Popular da China
    • 1 milhão no Vietname
    • 2 milhões na Coreia do Norte
    • 2 milhões no Camboja
    • 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
    • 150 mil na América Latina
    • 1,7 milhões na África
    • 1,5 milhões no Afeganistão
    • 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com

    Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.

    Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.

    A grande fome de Mao
    por Frank Dikötter (Autor)

    ””(QUANDO NAO HÁ BASTANTE PARA COMER, AS PESSOAS MORREM DE FOME. É MELHOR DEIXAR METADE DAS PESSOAS MORREREM, PARA QUE A OUTRA METADE POSSA SE SACIAR. )”” MAO TSÉ-TUNG …
    Nao tem como aplicar o “”AD Hominem “” , esse individuo foi um DEMONIO.

    Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.

    DOE UM NEURONIO
    AJUDE A SALVAR UM COMUNISTA DE AFOGAR-SE FALANDO MERDA.

  9. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Esse bandido de plumas falarmos democracia? É essa a lábia que os bandidos da esquerdalha prega para tentar enganar o povo, MAAAASSSS O POVO NÃO É TROUXA MAIS, O POVO ABRIU OS OLHOS, E VOU QUE VCS ESTÃO NO PODER, POR ENQUANTO, GRAÇAS AOS OUTROS BANDIDOS DO STF. LOGO, LOGO, SERÃO EXTIRPADOS ANTES QUE FIJJAM…

  10. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    O Xandão tá se borrando todo, depois da fraude internacional na entrada fraudulenta de um tal Felipe Martins (erraram até o nome, que é Filipe) nos EUA, pra justificar a prisão do Filipe.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade