publicidade
No Ponto

Damares quer lista de comitiva e gastos do ministério de Marina Silva para a COP28

Pedido da senadora apresentado à CPI das ONGs da Amazônia também abrange Sonia Guajajara e membros de sua pasta

marina silva cpi ongs
Os ministros Marina Silva (esq) e Fernando Haddad (dir), durante a apresentação do Plano de Transformação Ecológica, na Faculdade Cásper Líbero - 17/11/2023 | Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou dois requerimentos, nesta terça-feira, 21, para conseguir a lista das comitivas dos ministérios de Marina Silva e Sonia Guajajara que vão à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai.

Obtidos por Oeste, os documentos podem ser votados amanhã, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, da qual Damares faz parte, desde o fim do colegiado que investigou o 8 de janeiro.

Receba nossas atualizações

aumento de salarios - damares alves - stf - cristiano zanin
A senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Além dos nomes, Damares quer saber os cargos, as atribuições a serem desempenhadas pelos convidados e despesas com passagens e diárias.

“Quero saber se as ONGs estão acompanhando”, disse Damares, durante sessão da CPI, depois de Marina desmarcar depoimento previsto para hoje.

Marina Silva corre da CPI para a COP28

marina silva
As ministras Marina Silva (esq) e Sonia Guajajara (dir), durante evento que tratou do fortalecimento do Fundo Amazônia, no Rio de Janeiro – 15/02/2023 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Obtidos pela reportagem, documentos da CPI mostram que Marina é conselheira honorária da ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). No ano passado, o Ipam captou R$ 35 milhões do Fundo Amazônia e gastou 80% do valor com viagens, consultorias e folha de pagamento de funcionários. Paralelamente, a ministra é membro do Comitê Orientador do Fundo, que destina recursos a ONGs.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.