A divulgação de mensagens trocadas entre o senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, gerou forte incômodo entre parlamentares da oposição, sobretudo entre senadores de direita que intensificavam críticas à instituição financeira nos últimos meses.
A reação ocorre depois de o site The Intercept BR divulgar um áudio em que Flávio cobra de Vorcaro o pagamento de parte de um aporte de US$ 25 milhões, cerca de R$ 135 milhões, para financiar o longa-metragem Dark Horse, cinebiografia inspirada na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Receba nossas atualizações
Segundo relatos obtidos por Oeste, parlamentares se sentiram expostos ao descobrir que Flávio mantinha contato com Vorcaro enquanto o grupo intensificava requerimentos e cobranças públicas sobre o escândalo do Master.
Saiba mais:
Nos bastidores, parlamentares demonstraram indignação com o envolvimento do senador com o ex-banqueiro. Integrantes da oposição avaliam que a proximidade fragiliza o discurso adotado pelo grupo nas críticas à participação de petistas no esquema e amplia o desgaste político em meio à ofensiva por investigações no Congresso.
Apesar do mal-estar interno, segundo apurou Oeste, a orientação no grupo bolsonarista é evitar ataques públicos contra Flávio para conter o aprofundamento da crise e impedir novos desgastes à eleição presidencial de 2026.
Nos bastidores, parlamentares admitem que o episódio deixou marcas e provocou abalo na articulação dos conservadores. Mesmo assim, a avaliação é de que o caso não deve alterar o cenário eleitoral de 2026 dentro do PL. Integrantes da oposição descartam uma candidatura presidencial de Michelle Bolsonaro e afirmam que a ex-primeira-dama segue concentrada nos cuidados de Jair Bolsonaro.
Flávio nega irregularidades e defende CPI do Master
Logo depois da divulgação dos áudios, o senador fluminense defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master e negou irregularidades em sua relação com Vorcaro.
Ele sustentou que o contato com o ex-banqueiro ocorreu exclusivamente para buscar patrocínio privado ao filme sobre a trajetória política de Jair Bolsonaro. “No nosso caso, o que aconteceu foi um filho procurando patrocínio privado para um filme privado sobre a história do próprio pai”, disse. “Zero de dinheiro público. Zero de Lei Rouanet.”
Flávio também comparou sua relação com Vorcaro aos vínculos do ex-banqueiro com integrantes do governo Lula. “Isso é muito diferente das relações espúrias do governo Lula e seus representantes com Vorcaro”, afirmou. “Por isso, reitero: CPI do Master já.”
Mesmo com a pressão por uma CPI potencializada, a oposição avalia que dificilmente avançará. Senadores dizem que, além da resistência do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o calendário eleitoral tende a esvaziar o ambiente político necessário para uma comissão com prazo extenso de funcionamento.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.