publicidade
No Ponto

Antonio Brito segue na disputa pela Presidência da Câmara

Líder do PSD diz que vai dialogar com Arthur Lira e seu candidato, Hugo Motta, para manter as proporcionalidades da bancada na Casa

antonio brito
Antonio Brito afirma que vai abrir um diálogo com o presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), afirmou que se mantém na disputa pela Presidência da Casa. A decisão foi anunciada em conversa com jornalistas na noite desta terça-feira, 5, depois de reunião com a bancada.

Antonio Brito declarou que a deliberação para continuar na disputa para a eleição da Câmara foi um posicionamento da bancada do PSD. No entanto, o parlamentar disse ter realizado uma “ponderação” sobre o assunto no encontro.

Receba nossas atualizações

“Coloquei que deveríamos dialogar com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e com o seu candidato, Hugo Motta (Republicanos-PB), a fim de manter as proporcionalidades que o PSD tem mantido na Casa”, destacou. 

+ Depois do apoio de Lira, Hugo Motta confirma candidatura à Presidência da Câmara

Embora não haja data marcada para este encontro, Antonio Brito sinalizou que voltará a se reunir com a bancada com o objetivo de delimitar os próximos passos de sua candidatura.

O parlamentar também anunciou que a bancada do PSD na Casa Baixa fechou, “por ampla maioria e unanimidade dos que estavam presentes” para a sua recondução como líder para o ano de 2025. 

lira e hugo motta
Lira fez o pronunciamento de apoio a Hugo Motta para Presidência da Câmara na semana passada | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Hugo Motta recebe apoio de mais quatro legendas na Câmara

Também nesta terça-feira, 4, o candidato Hugo Motta prossegue com vantagem em relação aos seus opositores Antonio Brito e Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Recebeu apoio de mais quatro partidos na Câmara.

Declararam apoio a Hugo Motta a Federação PSDB/Cidadania (17), o PSB (14) e o PDT (18). Na semana passada, as seguintes bancadas já tinham anunciado voto favorável ao candidato de Arthur Lira: PL (92), PT (68), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), Podemos (14), PCdoB (7) e PV (5).

Considerando o número total de cada bancada, Hugo Motta já contabiliza 373 votos. Se a eleição fosse hoje, já estaria eleito. Para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, um deputado precisa obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, no mínimo 257 votos dos 513 deputados.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade